Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6258
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dc.contributor.authorSODRÉ, Antonio de Jesus Duarte-
dc.date.accessioned2023-04-19T14:16:00Z-
dc.date.available2023-04-19T14:16:00Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6258-
dc.descriptionABSTRACT The performance of financial activities is part of life in society, however, financial education is a big problem for many Brazilians. The precariousness of financial education affects, mainly, the quality of life of people, leading to growing indebtedness. The research aims to demonstrate the understanding that students of Accounting Sciences of a public university have about Financial Education, as well as the baggage they carry, delimiting their attitudes to manage capital safely, where an identification of how they acquired this knowledge and how a higher education course can interfere with this awareness. Initially, a bibliographical research was carried out in the Scielo to build the theoretical basis. From then on, a field research was carried out, using a universe of 417 students and a sample of 38 students, through the application of a questionnaire structured in 16 questions and sent to students via Google Forms. The results pointed out a higher prevalence for males in relation to a greater ease in dealing with financial contingencies, considering also that male students reported having a higher monthly income, more preparation and calm to solve financial contingencies. On the other hand, it was considered that female students, despite having a lower monthly income, are able to save and plan for their financial future. In short, it can be seen that the students have a good understanding of financial education and its importance. This variable found prevalence for the male gender, which represented a higher percentage of financial education acquired in a formal way.pt_BR
dc.description.abstractRESUMOA realização de atividades financeiras faz parte da vida em sociedade, no entanto a educação financeira é uma grande problemática para muitos brasileiros. A precarização da educação financeira afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A pesquisa tem como objetivo demonstrar a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma identificação de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica na base Scielo, em busca de produções para construção do embasamento teórico. A partir de então, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando um universo de 417 alunos e uma amostra de 38 discentes, através da aplicação de um questionário estruturado em 16 perguntas e enviado aos discentes via Google Forms. Os resultados apontaram uma prevalência maior para o sexo masculino em relação a uma maior facilidade em lidar com imprevistos financeiros, considerando-se também que os discentes do sexo masculino informaram ter maior renda mensal, mais preparo e calma para resolver os imprevistos financeiros. Por outro lado, considerou-se que os discentes do sexo feminino, embora tenham renda mensal menor, conseguem poupar e planejar o futuro financeiro. Em suma, pode-se perceber que os discentes possuem um bom entendimento acerca da educação financeira e de sua importância. Essa variável encontrou prevalência para o sexo masculino, que representou um percentual mais elevado de educação financeira adquirida de maneira formal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação financeira;pt_BR
dc.subjectdiscentes de Ciências Contábeis;pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão.pt_BR
dc.subjectfinancial education;pt_BR
dc.subjectStudents of Accountancy Science;pt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão.pt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo realizado com os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão Campus São Luíspt_BR
dc.title.alternativeFinancial education: a study carried out with students from the Accounting Science course at the Universidade Federal do Maranhão Campus São Luíspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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