Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, Ronaldo da Silva-
dc.date.accessioned2023-04-24T12:53:28Z-
dc.date.accessioned2023-04-24T12:53:34Z-
dc.date.available2023-04-24T12:53:28Z-
dc.date.available2023-04-24T12:53:34Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6267-
dc.description.abstractRESUMO O estudo em foco consiste em uma revisão de literatura sobre a relação professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem a partir das dimensões do imaginário, na teoria do imaginário de Gilbert Durand e alguns de seus intérpretes. Para tal, tomamos como referencial teórico a obra Imagens arquetípicas na relação professor aluno na escola: em busca de um encantamento no processo de ensino-aprendizagem trazendo as representações simbólicas compostas pelo imaginário processado no espaço escolar e que nos traz respostas pertinentes do que acontece em sala de aula entre professor e seus alunos. seguida, apresentamos uma proposta de Pedagogia do Imaginário a partir de alguns pesquisadores que se destacam neste campo de estudos. A pesquisa contou com a inspiração de concepções propostas por Durand que trata da cultura do imaginário e estudos de como imagens são emitidas e recebidas por uma pedagogia do imaginário, e assim, trazer os elementos essenciais da imaginação simbólica para a evolução das ciências, das culturas e, principalmente, do campo da educação. Para tanto, utilizaremos como referencial teórico autores como Josenildo Campos Brussio (2014), Gilbert Durand (1997; 2019), Maria Cecília Sanchez Teixeira (2016; 2019), Lévi-Strauss (1996), Francis King (1997), Felix Keesing (1961), Soren Kiekegaard (1953), Johan Huizinga (1996), Jean Baudrillard (2001), Alberto Filipe Araújo e Fernando José Azevedo (20018), Jean-Jacques Wunenburger, Alberto Filipe Araújo, Rogério de Almeida (2017). Como resultados, temos que a relação entre professor-aluno do processo de ensino-aprendizagem é provocado por jogos de seduções encantatórios movidos pelo imaginário.___ABSTRACT: The study in focus consists of a literature review on the teacher-student relationship in the teaching-learning process from the dimensions of the imaginary, in the imaginary theory of Gilbert Durand and some of his interpreters. For this, we take as a theoretical reference the work Archetypal images in the teacher-student relationship at school: in search of na enchantment in the teaching-learning process, bringing the symbolic representations composed by the imaginary processed in the school space and that brings us pertinent answers of what happens in classroom between teacher and students. Next, we present a proposal for Pedagogy of the Imaginary based on some researchers who stand out in this field of study. The research was inspired by conceptions proposed by Durand that deals with the culture of the imaginary and studies of how images are emitted and received by a pedagogy of the imaginary, and thus, bring the essential elements of symbolic imagination to the evolution of sciences, cultures and, above all, in the field of education. To do so, we will use authors such as Josenildo Campos Brussio (2014), Gilbert Durand (1997; 2019), Maria Cecília Sanchez Teixeira (2016; 2019), Lévi-Strauss (1996), Francis King (1997), Felix Keesing (1961), Soren Kiekegaard (1953), Johan Huizinga (1996), Jean Baudrillard (2001), Alberto Filipe Araújo and Fernando José Azevedo (20018), Jean-Jacques Wunenburger, Alberto Filipe Araújo, Rogério de Almeida (2017). As a result, we have that the teacher-student relationship of the teaching-learning process is provokedbyenchanting games of seductionmovedby the imaginary.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federtal do Marahãopt_BR
dc.subjectprofessor;pt_BR
dc.subjectaluno;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectimaginário;pt_BR
dc.subjectteacher;pt_BR
dc.subjectstudent;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectlearning;pt_BR
dc.subjectimaginary.pt_BR
dc.titleReverberações da teoria do imaginário no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeReverberations of the imaginary theory in the teaching-learning processpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.
TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONALDO_DA_SILVA_MARTINS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso454,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.