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dc.contributor.authorALVES, Carlos da Silva Jacos-
dc.date.accessioned2023-05-04T11:41:40Z-
dc.date.available2023-05-04T11:41:40Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6273-
dc.descriptionABSTRACT This article aims to understand the teaching of philosophy as emancipation. To this end, I will use the categories of embrutecimento and emancipation developed by the French philosopher Jacques Rancière in his book “The Ignorant Master: Five Lessons on Intellectual Emancipation”, in keeping with the concept of philosophy, promoted by philosophers Deleuze and Guattari. Indeed, the research has as its central objective, to analyze the limits and possibilities of the teaching of philosophy as intellectual emancipation. The starting point, are the concepts of embrutecimento and emancipation developed by Rancière, we propose to investigate the teaching of philosophy from these categories / concepts, thus debating methodologies, uses of didactic materials, resources among others. The concepts of emancipation and embrutecimento developed by Jacques Rancière will be the guiding thread of this investigation. Rancière (2011) bases the concept of emancipation on the principle of equality of intelligences, is the recognition of oneself, the recognition of the innate ability to reason and learn. Rancière's reflection is very close to what Deleuze and Guattari understand of philosophy.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este artigo tem como intuito compreender o ensino de filosofia, enquanto emancipação intelectual. Para esse fim, utilizarei as categorias as conceituais de embrutecimento e emancipação, desenvolvidas pelo filósofo francês Jacques Rancière no seu livro O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual, coadunadas com o conceito de filosofia, promovido pelos filósofos Deleuze e Guattari. Com efeito, a pesquisa possui como objetivo central, analisar os limites e as possibilidades do ensino de filosofia como emancipação intelectual. O ponto de partida são os conceitos de embrutecimento e emancipação desenvolvidos por Rancière, a partir do qual propomos investigar o ensino de filosofia, seus limites e possibilidades, explicitando seus métodos e/ou metodologias, usos de matérias e recursos didáticos executados pelos professores. Os conceitos de emancipação e embrutecimento desenvolvidos por Jacques Rancière serão o fio condutor dessa investigação. Rancière (2011) baseia o conceito de emancipação no princípio de igualdade de inteligências que, por sua vez, é o reconhecimento de si ou reconhecimento da capacidade inata de raciocinar e aprender. A reflexão de Rancière se aproxima muito daquilo que Deleuze e Guattari entendem por filosofia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Marahãopt_BR
dc.subjectemancipação;pt_BR
dc.subjectembrutecimento;pt_BR
dc.subjectcriação;pt_BR
dc.subjectconceitos.pt_BR
dc.subjectemancipation;pt_BR
dc.subjectembrutecimento;pt_BR
dc.subjectereation;pt_BR
dc.subjectconcepts.pt_BR
dc.titleO ensino de filosofia como emancipação intelectual: limites e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativePhilosophy teaching as intellectual emancipation: limits and possibilitiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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