Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6274
Título: | O professor de geografia em Grajaú-MA: breve histórico da formação e desafios na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | The geography teacher in Grajaú-MA: brief history of training and challenges in teaching practice |
Autor(es): | JACOS, Geiciane da Silva |
Palavras-chave: | professores; formação; ensino de geografia. teachers; formation; geography teaching. |
Data do documento: | 5-Abr-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Marahão |
Resumo: | RESUMO Esta monografia tem por objetivo mapear, de maneira introdutória, a profissão do professor de Geografia no município de Grajaú, Maranhão. Para isso ela faz uso de dois momentos. No primeiro, apresenta brevemente duas histórias acerca dos cursos de Geografia implementados em Grajaú, pelo PROCAD/UEMA e pela UFMA. Neste momento, faz-se o uso metodológico da história oral, a partir do relato de dois professores formados nesses cursos, no qual eles relatam suas experiências, apontando os benefícios de serem formados em Geografia por estas instituições, como também as dificuldades no processo de formação e entrada no mercado de trabalho. No segundo momento desta monografia, são destacados alguns pontos cruciais no processo da prática pedagógica do professor de Geografia que atua na rede municipal em Grajaú. Aqui são entrevistados quatro professores: um formado na primeira turma de Geografia que ocorreu na cidade pelo PROCAD/UEMA; outro formado na primeira turma de Ciências Humanas/Geografia pela UFMA; mais um que está em processo de formação também pelo curso de Ciências Humanas/Geografia pela UFMA; e por fim, um professor que atua na rede ministrando aulas de Geografia, mas com formação em outra área. Para este momento, utilizou-se metodologicamente as entrevistas semiestruturadas. Para a análise das falas, nos dois momentos da monografia, foi utilizada a análise de discurso. Este trabalho apresenta como resultados, um breve registro da história de formação do professor de Geografia no município, como também apresenta como está se dando a jornada destes professores atualmente, destacando as adversidades do ensino de Geografia na rede municipal. Os professores que fazem parte desta monografia colocam em pauta algumas de suas dificuldades históricas e suas perspectivas de melhora acerca do ensino de Geografia em Grajaú. |
Descrição: | ABSTRACT This paper aims to map, in an introductory way, the profession of geography teacher in the municipality of Grajaú, Maranhão. For this it makes use of two times. In the first, briefly presents two stories about the geography courses implemented in Grajaú at PROCAD/UEMA and the UFMA. At this point, it is the methodological use of oral history, from the report of two teachers trained in these courses, in which they report their experiences, pointing out the benefits of being trained in Geography by these institutions, as well as the difficulties in the process of training and entry into the labor market. In the second phase of this monograph highlights some crucial points in the process of teaching practice geography teacher who works in the municipal network Grajaú. Here are interviewed four teachers: one formed in the first class of geography that occurred in the city by PROCAD/UEMA; another formed in the first class of Humanities/Geography from UFMA; another that is in process of formation also the course of Humanities/Geography from UFMA; and finally, a teacher engaged in teaching network Geography lessons, but with training in another area. For this moment, we used methodologically the semi-structured interviews. For the analysis of the speeches, the two moments of the monograph was used discourse analysis. This paper presents results as a brief record of the history of formation of geography teacher in the city, as well as features is taking the journey of these teachers currently highlighting the adversities of the teaching of geography in public schools. Teachers who are part of this monograph put some on the agenda of its historic difficulties and their improved prospects about geography in Grajaú education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6274 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GEICIANEDASILVAJACOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 376,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.