Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6275
Título: Uma análise dos desafios dos professores da educação regular na construção de uma prática inclusiva em Grajaú/MA
Título(s) alternativo(s): An analysis of the challenges faced by regular education teachers in building an inclusive practice in Grajaú/MA
Autor(es): SILVA, Sandreane Rocha da
Palavras-chave: educação inclusiva;
professor;
ensino regular;
desafios.
inclusive education;
teacher;
regular education;
challenges.
Data do documento: 20-Ago-2019
Editor: Universidade Federal do Marahão
Resumo: RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios dos professores da educação regular na construção de uma prática inclusiva em Grajaú – MA, mapeando com os mesmos os principais entraves para a efetivação da inclusão escolar de qualidade, bem como apontar a partir da percepção desses professores, quais seriam as perspectivas para uma inclusão escolar eficaz em Grajaú. Sabemos que a educação inclusiva é extremamente importante, pois é uma medida que dá condições para as pessoas com necessidades especiais exercerem seus direitos no que tange ao cumprimento da integração no ambiente escolar, porém, nem sempre vemos isso na prática. Sendo assim, para a realização deste estudo, a metodologia utilizada foi através de revisão bibliográfica, fundamentando o texto com autores que abordam o assunto, como Alcântara (2013) e (2015), Aranha (2004), Carvalho (2002), Ferreira (2006), entre outros. Também utilizamos a pesquisa de campo como método de busca das informações diretamente com os pesquisados, ou seja, com um encontro mais direto com o objeto de estudo. Com os dados obtidos a partir da pesquisa de campo, fundamentados e discutidos teoricamente, constatamos que apesar da educação inclusiva ser uma grande conquista e avanço no sistema de ensino brasileiro por possibilitar que a criança com necessidades especiais compartilhe o mesmo espaço que os alunos ditos “normais”, sem o isolamento ou diferenciação de ensino, muito ainda deve ser feito e repensado, para que os alunos inclusos tenham um ensino de qualidade e que o seu processo de ensino e aprendizagem seja eficiente, pois, de acordo com os resultados das escolas analisadas, vários problemas afetam a qualidade e a eficácia do ensino dos alunos inclusos, uma vez que não há qualificação e capacitação do professor regular para tal fim, faltam recursos didáticos e pedagógicos específicos para esse alunado, planejamento adequado, infraestrutura escolar, entre outros, o que inviabiliza a eficiência da prática inclusiva nas escolas de ensino regular no município de Grajaú – MA.
Descrição: ABSTRACT This study aims to analyze the challenges of regular education teachers in the construction of a practice in the city of Grajaú - MA, mapping with them the main obstacles to the achievement of quality school inclusion, as well as pointing from the perception of these teachers, what would be the prospects for effective school inclusion in Grajaú. We know that inclusive education is extremely important, as it is a measure that enables people with special needs to exercise their rights to fulfill integration in the school environment, but we do not always see this in practice. Thus, for the accomplishment of this study, the methodology used was through a bibliographical revision, substantiating the text with authors that approach the subject, as Alcântara (2013) and (2015), Aranha (2004), Carvalho (2002), Ferreira ( 2006), among others. We also use field research as a method of searching information directly with the researched population, that is, with a more direct encounter with the object of study. With the data obtained from field research, grounded and theoretically discussed, we find that despite inclusive education is a great achievement and advancement in the Brazilian education system by enabling the child with special needs to share the same space as the students said “ without the isolation or differentiation of teaching, much still needs to be done and rethought, so that the included students have a quality teaching and that their teaching and learning process is efficient, because, according to the results of the schools analyzed, several problems affect the quality and effectiveness of teaching of the included students, since there is no qualification and qualification of the regular teacher for this purpose, lacking specific didactic and pedagogical resources for this student, adequate planning, school infrastructure, among others, which makes the efficiency of inclusive practice in Grajaú unfeasible.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6275
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDREANEROCHADASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso912 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.