Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6280
Título: Ensino de ciências: experiências de estágio supervisionado e do programa residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Science teaching: experiences of supervised internship and pedagogical residence program
Autor(es): PONTES, Erica Tamires Costa
Palavras-chave: regência escolar;
formação docente;
narrativas de si.
school administration;
teacher training;
narratives of the self.
Data do documento: 10-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Marahão
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica - PRP e no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/ Biologia do campus de Codó/MA da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre a formação de professores e os componentes curriculares e programas que possibilitam experiências de prática docente, de forma específica foi discutido sobre o exercício da regência na licenciatura a partir das experiências da própria autora. Nessa perspectiva, o percurso metodológico insere-se no que é denominado de “narrativas de si”, que, em suma é um recurso de elaboração de relatos autobiográficos da trajetória do educador, nesse caso, da professora em formação. Em geral, tais experiências foram construídas por observações e ministração de aulas, que possibilitaram muitas aprendizagens e revelaram um rico espaço de reflexões e descobertas, em que teoria e prática a foram instrumentos inseparáveis e indispensáveis.
Descrição: ABSTRACT This work presents the experiences lived in the Pedagogical Residency Program - PRP and in the Supervised Internship of the Degree in Natural Sciences/Biology at the Codó/MA campus of the Federal University of Maranhão – UFMA. The general objective of this study is to reflect on the training of teachers and the curricular components and programs that enable experiences of teaching practice, specifically, it was discussed about the exercise of conducting in the degree from the author's own experiences. In this perspective, the methodological path is part of what is called “narratives of the self”, which, in short, is a resource for the elaboration of autobiographical reports of the educator's trajectory, in this case, the teacher in training. In general, such experiences were built by observations and teaching classes, which made possible a lot of learning and revealed a rich space for reflections and discoveries, in which theory and practice were inseparable and indispensable instruments.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6280
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICATAMIRESCOSTAPONTES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso911,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.