Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6281
Título: Vacinas como tema gerador para reflexões de alunos do Ensino Fundamental (séries finais): uma análise das argumentações promovidas em um clube de ciências
Título(s) alternativo(s): Vaccines as a theme for Primary School students' reflections (final grades): An analysis of the arguments promoted in a science club
Autor(es): ARAÚJO, Francisca Jessica Vieira
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
vacina;
alfabetização científica;
aprendizagem significativa;
clube de ciências.
science Tteaching;
vaccine;
scientific literacy;
meaningful learning;
science club.
Data do documento: 4-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Marahão
Resumo: RESUMO A literatura das últimas décadas no campo do ensino de ciências naturais vem apontando para uma necessidade de aprofundamento de estudos dos vários elementos inerentes aos processos de ensino e da aprendizagem significativa, e nessa vertente, a proposição de atividades e de ambientes diferenciados (como participação em clubes de ciências) que levem à construção de saberes científicos (EF) enquadram-se entre os aspectos mais significativos para se desenhar novas perspectivas na educação científica. Nesse contexto, destaca-se a alfabetização científica como um dos aspectos de extrema relevância para a sociedade, principalmente nos últimos tempos com o advento da Pandemia do COVID-19, que enalteceu carências de conhecimento e discernimento científico de vários temas, inclusive sobre vacinas no contexto histórico da humanidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver estudos em cima de registros escritos e gráficos sobre vacina construídos por alunos de instituições públicas de Ensino Fundamental (séries finais) da cidade de Codó/MA, tendo como norte as premissas da teorização sobre indicadores de alfabetização científica. O percurso metodológico utilizou-se das premissas da pesquisa qualitativa, se enquadrando em estudo de caso, onde se buscou criar situações que levassem ao desenvolvimento de interpretações e argumentações científicas para análise de acordo com o nível cognitivo dos clubistas. Os dados foram coletados por meio de um formulário e o tratamento dos dados se desenhou por meio da análise de conteúdo. A análise dos dados revelou que os estudantes tem conhecimentos acerca da importância da vacina para a saúde populacional e de sua necessidade para resolver problemas, quando deparados à eventos como no caso de uma pandemia, porém o conhecimento deles é revelado com características simplistas e superficiais. Pontua-se também que os estudantes conseguirem ampliar bagagem de conhecimentos sobre vacinas com as atividades propostas pelo clube de ciências e conseguiram expressar motivação no produto construído para incentivo à vacinação dos colegas da escola.
Descrição: ABSTRACT The literature of recent decades in the field of natural science teaching has pointed to a need to deepen studies of the various elements inherent to the processes of teaching and meaningful learning, and in this aspect, the proposition of differentiated activities and environments (such as participation in science clubs) that lead to the construction of scientific knowledge (FS) are among the most significant aspects to draw new perspectives in education scientific. In this context, scientific literacy stands out as one of the aspects of extreme relevance to society, especially in recent times with the advent of the COVID- 19 Pandemic, which praised lack of knowledge and scientific discernment of various themes, including vaccines in the historical context of humanity. Thus, the objective of this work was to develop studies on top of written and graphic records on vaccine constructed by students of public institutions of Elementary School (final grades) of the city of Codó/MA, having as its north the premises of thetheorization on indicators of scientific literacy. The methodological path was used from the premises of qualitative research, fitting into a case study, where we sought to create situations that led to the development of scientific interpretations and arguments for analysis according to the cognitive level of the clubmembers. Data were collected through a form and data was processed through content analysis. Data analysis revealed that students have knowledge about the importance of the vaccine for population health and its need to solve problems when encountered events as in the case of a pandemic, but their knowledge is revealed with simplistic and superficial characteristics. It is also punctuated that students were able to expand the baggage of knowledge about vaccines with the activities proposed by the science club and were able to express motivation in the product built to encourage vaccination of school mates.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6281
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCAJESSICAVIEIRAARAÚJO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.