Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6287
Título: O uso de jogos didáticos como recurso no ensino de Biologia: um estudo de caso em Centro de Ensino para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Maranhão
Título(s) alternativo(s): The use of didactic games as a resource in Biology teaching: a case study in a Teaching Center for Youth and Adult Education (EJA) in Maranhão
Autor(es): ROCHA, Nayara Mayra Dos Santos Vieira
Palavras-chave: jogos;
atividades lúdicas;
jovens;
adultos;
evasão escolar;
tecidos biológicos.
Games;
ludic activities;
young people
adults;
evasion school;
Biological tissues.
Data do documento: 18-Abr-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Atividades lúdicas agem como instrumento de ensino para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. A relevância social se dá por meio das interações com os colegas a partir da efetuação de jogo didático, envolvendo a aprendizagem e o conhecimento. Este estudo é um relato de experiência sobre a aplicação do jogo “Conhecendo o tecido muscular” como recurso pedagógico no ensino de Biologia a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola C. E. Reitor Ribamar Carvalho, município de Codó-MA. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos a fim de avaliar a dinâmica e o resultado deste no ensino de Biologia. Ao todo participaram do estudo 22 (vinte e dois) alunos, com idades entre 18 e 38 anos. A aplicação foi avaliada de maneira positiva na transmissão do conteúdo didático aos alunos. Foram observados diversos momentos de descontração ao final da aula, quando os alunos se sentiram mais estimulados a conversar e se questionar sobre o conteúdo. Em um cenário de educação para jovens e adultos, jogos educativos proporcionam uma possibilidade de comunicação e interação entre os membros da comunidade escolar. A ação do professor na escolha da metodologia a ser aplicada, material e organização em sala de aula para o EJA é de suma importância no decorrer do processo de aprendizagem, principalmente, em um contexto de evasão escolar e retomada do ensino, já que foram encontrados poucos conteúdos sobre metodologias alternativas para o ensino no EJA.
Descrição: ABSTRACT Ludic activities act as a teaching tool for the development of children, young people, and adults. The social relevance is given through interactions among colleagues from the realization of the didactic game, involving the learning and knowledge. The study is a case report regarding the application of the game “Knowing the muscular tissue” as a pedagogical resource in teaching Biology to students of youth and adults in EJA modality at the school C. E. Reitor Ribamar Carvalho, municipality of Codó-MA. In addition, a questionnaire was applied to the students in order to evaluate the dynamics and its result in the teaching of Biology. A total of 22 (twenty-two) students, aged between 18 and 38, participated of the study. The application was evaluated positively by the students. There were several moments of relaxation at the end of the class when students felt more encouraged to talk about the content. In an education scenario for young people and adults, educational games provide a possibility of communication and interaction between members of the school community. The teacher's action in choosing the methodology to be applied, material and organization in the classroom for EJA is important in the course of the learning process, especially in solving problems in a context of evasion school and resumption of education, since little content on alternative methodologies for teaching in EJA was found.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6287
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARAMAYRADOSSANTOSVIEIRAROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso912,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.