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http://hdl.handle.net/123456789/6289
Título: | Estágio remoto em música e as tecnologias digitais: contribuições para repensar práticas na modalidade presencial |
Título(s) alternativo(s): | Remote internship in music and digital technologies: contributions to rethink practices in the face-to-face modality |
Autor(es): | PEREIRA, Cledson Gonçalves |
Palavras-chave: | aprendizagem; educação musical.; estágio supervisionado; música; tecnologias digitais. learning; music education; supervised internship; music; digital technologies. |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A ideia de realizar esta pesquisa surgiu a partir da própria experiência como estagiário e discente do Curso de Licenciatura em Música da UFMA, ocorrida no ano de 2021. A importância desse projeto ancora-se na necessidade de compreensão mais aprofundada do uso das tecnologias digitais em aulas de música, dado o contexto da pandemia da COVID-19, ocorrida durante o ano de 2020 ao início do ano de 2022. Diante do exposto, o objetivo geral consiste em investigar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante o estágio remoto e suas possíveis contribuições para as aulas de música na escola na modalidade presencial. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário semiestruturado on line aplicado com os estagiários do curso, que atuaram nos Estágios Supervisionados (obrigatórios) I, II e III. Para tratar das principais concepções que corroboram o entendimento do uso das tecnologias digitais nos processos de aprendizagem em música, o trabalho contempla levantamento bibliográfico de publicações científicas nas áreas da Educação e Música, a saber: Bastos e Mazzardo (2004), Lopes e Castro (2015), Ray (2020), Santiago e Oliveira (2019), Sarmento e Rocha e Paniago (2019), Scalabrin e Molinari (2013), Shiozawa e Protásio (2017), Souza, Broock e Lopes (2020) Souza e Souza (2010). Os resultados apontam que, no processo da educação musical escolar remota, é de extrema importância que os educadores valorizem as interações com os alunos e que os recursos tecnológicos sejam adequados a cada planejamento de aula. Por fim, espera-se que este estudo possa impulsionar professores de música a refletir sobre o assunto, de forma que busquem enfrentar alguns dos desafios das aulas de música na modalidade presencial com metodologias específicas e otimizando o uso tecnologias digitais como ferramentas para suas práticas e não como fim, sobretudo, considerando o perfil dos alunos na sociedade atual, que fazem amplo uso das TDIC. |
Descrição: | ABSTRACT The idea of carrying out this research came from my own experience as an intern and student of the UFMA Music Degree Course, which took place in 2021. The importance of this project is anchored in the need for a deeper understanding of the use of digital technologies in music classes, given the context of the COVID-19 pandemic, which occurred during the year 2020 to the beginning of the year 2022. Given the above, the general objective is to investigate the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) during the remote internship and its possible contributions to music classes at school in the face-to-face modality. This is a study with a qualitative approach, whose data collection instrument chosen was the semi-structured online questionnaire applied to the course interns, who worked in Supervised Internships (mandatory) I, II and III. To address the main concepts that support the understanding of the use of digital technologies in music learning processes, the work includes a bibliographic survey of scientific publications in the areas of Education and Music, namely: Bastos and Mazzardo (2004), Lopes e Castro (2015), Ray (2020), Santiago e Oliveira (2019), Sarmento e Rocha e Paniago (2019), Scalabrin e Molinari (2013), Shiozawa e Protásio (2017), Souza, Broock e Lopes (2020) Souza e Souza (2010). The results show that, in the process of remote school music education, it is extremely important that educators value interactions with students and that technological resources are adequate for each lesson planning. Finally, it is expected that this study can encourage music teachers to reflect on the subject, so that they seek to face some of the challenges of face-to-face music classes with specific methodologies and optimizing the use of digital technologies as tools for their practices and not as an end, above all, considering the profile of students in today's society, who make extensive use of TDIC. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6289 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
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