Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6290
Título: Discretos, dimensionais ou específicos? Qual modelo de análise utilizar para mensurar a emoção evocada por música?
Título(s) alternativo(s): Discrete, dimensional, or specific? Which analysis model to use to measure emotion evoked by music?
Autor(es): SANTANA, Ivo Freitas
Palavras-chave: modelo de análise emocional;
humor;
afeto;
locus da emoção;
preferência musical.
emotional analisys model;
humor;
affect;
locus of emotion;
musical preference.
Data do documento: 14-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: A música tem uma forte relação com as emoções de quem a ouve, ocorrendo através das memórias geradas pelo trecho musical em questão ou mesmo pelos elementos que a compõem, os quais levam o ouvinte a reagir emocionalmente, mesmo quando é um contato inédito com a composição. Podemos, então, nos perguntar: Por que e de que forma essa reação emocional acontece? Este questionamento impulsionou-me a revisar a literatura no intuito de iniciar o leitor e envolvê-lo nas questões que relacionam a música à emoção. Diante da literatura pesquisada, encontrei certos conflitos quanto ao que, de fato, é definido como “emoção” e, a fim de minimizar os efeitos da dispersão conceitual mencionada, reuni conceitos sobre emoção, afeto e humor para melhor distingui-los, possibilitando, assim, um melhor foco nos objetos a serem estudados. Ao longo da pesquisa, mantive a atenção em quatro modelos de análise, sendo eles: modelo discreto, dimensional, diverso e específico de música, os quais têm características e usos específicos, onde cada modelo é mais adequado para situações distintas e particulares. Também foram identificados certos agravantes, dada a vasta quantidade de elementos que podem influenciar a emoção do ouvinte, os quais dificultaram diversos estudos a obterem resultados mais precisos. É evidente, portanto, que esta pesquisa é uma revisão sistemática da literatura e através dela, concluí que para a análise da emoção evocada pela música, os modelos específicos de música passaram a ser cada vez mais utilizados dada a sua abordagem mais específica para emoções musicais ditas estéticas – emoções estas não presentes em outros tipos de análise – sendo, portanto, uma ferramenta que abrange pontos ignorados pelos modelos categóricos e dimensionais, trazendo resultados mais consistentes, apesar de ainda serem necessário diversos ajustes, como a inserção de outros elementos a serem analisados, para obtermos resultados mais coerentes e detalhados.
Descrição: Abstract: Music has a strong relation with the emotions of its listener, occurring through memories generated by the musical excerpt or even by the elements that compose it, which lead the listener to react emotionally, even when it’s a first contact with the composition. So, why and how does this emotional reaction happen? This questioning inspired the present work in order to clarify the relation between music and emotion, how the analysis is done and what tools are used to measure it. Based on literature, I found certain conflicts about what, in fact, is defined as “emotion” and, in order to minimize the effects of the aforementioned conceptual dispersion, I gathered concepts about ‘emotion’, ‘affect’ and ‘humor’ to make better distinction, leading us to a better focus on our study objects. Throughout the research, I kept my attention on four analysis models, namely: discrete, dimensional, diverse and specific music model, which have specific characteristics and usability, where each model is more suitable for different and particular situations. Certain aggravating factors were also identified given the vast amount of elements that can influence the listener's emotion, which made it difficult for several studies to obtain more accurate results. It is evident, therefore, that this research is a systematic review of the literature, and through it, I concluded that for the analysis of emotion evoked by music, specific models of music have become increasingly used given their more specific approach to musical emotions called aesthetics – emotions that are not present in other types of analysis – being, therefore, a tool that covers points ignored by the categorical and dimensional models, which lead the study to more consistent results. Although, I also conclude that several adjustments are still necessary, such as the insertion of other elements to be analyzed, to obtain more coherent and detailed results.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6290
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

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