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http://hdl.handle.net/123456789/6291
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | DESTERRO, Keyla Daiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T17:03:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T17:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6291 | - |
dc.description | ABSTRACT Considering that the narrated stories provide a reorganization of ideas and thoughts about the different experiences lived by people and that this set of actions informs about various aspects of professional training in different areas of knowledge, including music education, the problem that guided the present study is: how did the learning context in the UFMA extension project “Ensino de Cordas Friccionadas” give new meaning to the violinist's training process? In this sense, the general objective is to understand the meaning of the violinist’s training process in the context of the extension project “Cordas Friccionadas” of the Degree in Music at UFMA. As for the specific objectives, the following stand out: to survey the state of the art of autobiographical narrative on contributions to teacher education; discuss the violin learning processes in the project in focus; and to analyze the relationship between the experiences lived in the extension project and the contributions to the formation in the degree in Music. Therefore, this (auto)biographical narrative research fits into the qualitative approach and is anchored in the procedures and method of analysis of the reduction of the narrated text proposed by de Jovchelovitch and Bauer (2002). As theoretical references on narratives and teacher training, conceptions and studies of: Passeggi (2016), Josso (2006), Delory- Momberger, (2012), Maffioletti (2017) and Almeida (2019) are considered. The results indicate that the autobiographical narrative allows the researcher to reflect on the main facts of her formative trajectory in the project, revealing the meanings that permeate the main pillar of the violin learning journey itself, which comes from the interest in awakening active learning enthusiastic and motivated in the development of critical thinking and in the consistency of what we rationalize and what we avoid, which constituted the stimulus and behavioral influence in the group. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Considerando que as histórias narradas propiciam uma reorganização das ideias e pensamentos sobre as diversas experiências vividas pelas pessoas e que esse conjunto de ações informa sobre vários aspectos da formação profissional em distintas áreas do conhecimento, inclusive em educação musical, o problema que norteou o presente estudo é: como o contexto de aprendizagem no projeto de extensão “Ensino de Cordas Friccionadas” da UFMA trouxe novo sentido para o processo formativo da violinista? Nesse intuito, tem como objetivo geral compreender o sentido do processo de formação da violinista no contexto do projeto de extensão "Cordas Friccionadas" do Curso de Música, licenciatura, da UFMA. Quanto aos objetivos específicos, enfatiza-se: fazer um levantamento do estado da arte da narrativa autobiográfica acerca das contribuições para a formação de professores; discorrer sobre os processos de aprendizagem do violino no projeto em foco; e analisar a relação entre as experiências vivenciadas no projeto de extensão e as contribuições para a formação na licenciatura em Música. Logo, esta pesquisa narrativa autobiográfica se enquadra na abordagem qualitativa e está ancorada nos procedimentos e no método de análise da redução do texto narrado proposto por de Jovchelovitch e Bauer (2002). Como referenciais teóricos sobre narrativas e formação de professores, contempla-se concepções e estudos de: Passeggi (2016), Josso (2006), Delory-Momberger, (2012), Maffioletti (2017) e Almeida (2019). Os resultados apontam que a narrativa autobiográfica, permite à pesquisadora refletir sobre os principais fatos da sua trajetória formativa no projeto, desvelando os sentidos que permeiam o pilar principal da jornada da própria aprendizagem de violino, que provém do interesse sobre despertar do entusiasmo e motivação, da aprendizagem ativa no desenvolvimento do pensamento crítico e na consistência do que racionalizamos e nas interações que se constituem no estímulo e influência comportamental em grupo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | narrativa autobiográfica; | pt_BR |
dc.subject | formação de professores de música; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | ensino coletivo; | pt_BR |
dc.subject | violino. | pt_BR |
dc.subject | autobiographical narrative; | pt_BR |
dc.subject | training of music teachers; | pt_BR |
dc.subject | learning; | pt_BR |
dc.subject | collective teaching; | pt_BR |
dc.subject | violin. | pt_BR |
dc.title | Ensino coletivo de cordas friccionadas: a narrativa de uma violinista em projeto de extensão | pt_BR |
dc.title.alternative | Collective teaching of rubbed strings: the narrative of a violinist in an extension project | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
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KEYLADAIANESILVADESTERRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 663,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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