Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6292
Título: Estágio supervisionado: um estudo sobre as estratégias pedagógico-musicais
Título(s) alternativo(s): Supervised internship: a study of pedagogical-musical strategies
Autor(es): PEREIRA, Thayan Fonseca
Palavras-chave: estágio supervisionado;
aulas de música na escola;
estratégias pedagógico-musicais;
formação de licenciandos.
supervised Internship;
music lessons at school;
strategies;
music pedagogical strategies;
training undergraduate students.
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: A atividade do Estágio Supervisionado tem conduzido estudantes no processo de formação docente colocando-os em experiências reais da profissão, sobretudo, em sua atuação nos espaços escolares de educação básica. O objetivo geral deste estudo é evidenciar as estratégias pedagógico-musicais que contribuíram para a aprendizagem dos alunos, durante os Estágios Supervisionados do Curso de Música. Quanto à metodologia, este trabalho está ancorado na modalidade do Relato de Experiência (RE), que contempla algumas das principais vivências relacionadas à atuação do pesquisador em estágios cursados na licenciatura em Música da UFMA, durante o período de 2018 a 2019. Dentre os resultados alcançados com relação às estratégias pedagógico-musicais adotadas nas aulas de música, encontramos: significativa aprendizagem em música e engajamento dos alunos mais tímidos, participação durante os trabalhos propostos e mais atenção durante as aulas.
Descrição: Abstract: The activity of the Supervised Internship has led students in the process of teacher training by placing them in real experiences of the profession, especially in their performance in school spaces of basic education. The general objective of this study is to evidence the pedagogical-musical strategies that contributed to the students' learning, during the Supervised Internships of the Music Course. As for the methodology, this work is anchored in the modality of Experience Report (ER), which contemplates some of the main experiences related to the researcher's performance in internships attended in the undergraduate course in Music at UFMA, during the period from 2018 to 2019. Among the results achieved in relation to the pedagogical-musical strategies adopted in music classes, we found: significant learning in music and engagement of the most shy students, participation during the proposed work and more attention during classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6292
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYANFONSECAPEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso399,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.