Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6293
Título: | EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: processo de ensino e aprendizagem de matemática na escola família agrícola Antônio Fontenele, Lago do Junco - MA |
Título(s) alternativo(s): | INTERNSHIP EXPERIENCE AT A COUNTRY SCHOOL: process of teaching and learning of mathematics at Antônio's agricultural family school Fontenele, Lago do Junco - MA |
Autor(es): | JESUS, Eulenice Sousa de |
Palavras-chave: | Escola do Campo; Ensino e Aprendizagem; Matemática Field School; Teaching and learning; Math |
Data do documento: | 25-Jan-2023 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar o ensino-aprendizagem de Matemática na Escola Família Agrícola (EFA) Antônio Fontenele de Lago do Junco – MA nos anos finais do ensino fundamental. Mais especificamente esta pesquisa se propõe em identificar as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes na disciplina de matemática na escola, analisar o processo de ensino-aprendizagem relativo às principais dificuldades apontadas em matemática, e pontuar as contribuições dos jogos educativos na perspectiva da ludicidade no ensino de matemática pelos discentes e docentes da escola pesquisada. Em uma perspectiva de reflexão acerca do ensino e aprendizagem de matemática nas escolas de educação básica, sobretudo a partir do exemplo da Escola família Agrícola Antônio Fontenele, em que foi utilizado como base as experiências de estágio, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o relato de experiência vivido no estágio, tomando como lócus de investigação o lugar do ensino de matemática nas Escolas do Campo no Maranhão e avaliando como vem sendo desenvolvida o ensino e aprendizagem de matemática na referida escola, avaliando seus problemas e desafios históricos na perspectiva de contribuir no processo educativo. No decorrer do estágio realizado como uma atividade complementar desenvolvido na EFA demandado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Bacabal, ficaram notórias as grandes dificuldades dos estudantes na disciplina, sendo assim evidenciou-se que os alunos manifestam muita dificuldade com a matemática. Acredita-se que esta pesquisa contribui no processo de ensino e aprendizagem na Escola do Campo uma vez que mobilizou os alunos e o professor a pensar criticamente nas ações escolares para o ensino de matemática, seja através de jogos ou de elementos do cotidiano dos alunos. |
Descrição: | This work aimed to investigate the teaching and learning of Mathematics at the Agricultural Family School (EFA) Antônio Fontenele in Lago do Junco – MA in the final years of elementary school. More specifically, this research proposes to identify the main difficulties presented by students in the subject of mathematics at school, to analyze the teaching-learning process related to the main difficulties pointed out in mathematics, and to point out the contributions of educational games from the perspective of playfulness in the teaching of mathematics by the students and teachers of the researched school. In a perspective of reflection about the teaching and learning of mathematics in basic education schools, especially from the example of the Antônio Fontenele Agricultural Family School, which was used as a basis the internship experiences, documentary research, bibliographical research, the field research and the report of experience lived in the internship, taking as the locus of investigation the place of mathematics teaching in Country Schools in Maranhão and evaluating how the teaching and learning of mathematics has been developed in that school, evaluating its problems and challenges historical in the perspective of contributing to the educational process. During the internship carried out as a complementary activity developed at the EFA demanded by the Licentiate in Field Education course at the Federal University of Maranhão (UFMA) in Bacabal, the great difficulties of the students in the discipline were notorious, thus it was evidenced that the students have a lot of difficulty with mathematics. It is believed that this research contributes to the teaching and learning process at Escola do Campo as it mobilized students and teachers to think critically about school actions for teaching mathematics, whether through games or elements of students' daily lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6293 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eulenice_Sousa_de_Jesus.pdf | TCC de Graduação | 27,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.