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http://hdl.handle.net/123456789/6295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PINHEIRO, Bruna Duailibe Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T12:54:49Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T12:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6295 | - |
dc.description | Usually science teaching starts from the concrete to the abstract, from the phenomenon to the cause, emphasizing the contexts in which the contents will make sense to the students. As there are few texts that explore the presence of Chemistry in the constitution of materials everyday activities, notably school and artistic, this article seeks to fill this gap, discussing, by a chemical bias, about the most used materials in the environment artistic, such as: pencils, oils, resins, pigments and papers. Aspects such as composition, fabrication, interactions and chemical reactions of these materials are described, using arguments that cover concepts and contents of interest to High School, such as from: atomic theories, molecular formulas, chemical equations, polarity, bonds chemicals. The relationship between art and chemistry is narrowed, and presents itself as an unusual possibility of interdisciplinarity in the educational environment. | pt_BR |
dc.description.abstract | Normalmente o ensino de ciências parte do concreto para o abstrato, do fenômeno para a causa, ressaltando os contextos em que os conteúdos farão sentido para os alunos. Como são poucos os textos que exploram a presença da Química na constituição dos materiais cotidianos, notadamente escolares e artísticos, este presente artigo busca preencher esta lacuna, discorrendo, por um viés químico, acerca dos materiais mais utilizados no meio artístico, como: lápis, óleos, resinas, pigmentos e papéis. Aspectos como composição, fabricação, interações e reações químicas destes materiais são descritos, utilizando-se argumentos que abrangem conceitos e conteúdos de interesse do Ensino Médio, a exemplo de: teorias atômicas, fórmulas moleculares, equações químicas, polaridade, ligações químicas. A relação entre a arte e a química é estreitada, e se apresenta como uma inusitada possibilidade de interdisciplinaridade no meio educacional. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Arte; | pt_BR |
dc.subject | Química; | pt_BR |
dc.subject | Materiais artísticos; | pt_BR |
dc.subject | Composição; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Art; | pt_BR |
dc.subject | Chemical; | pt_BR |
dc.subject | Artistic materials; | pt_BR |
dc.subject | Composition; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.title | A Química na Arte: Composição, Reações e o Desenvolvimento de Materiais Artísticos | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry in Art: Composition, Reactions and the Development of Artistic Materials | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BRUNA_DUAILIBE_FERREIRA_PINHEIRO.pdf | TCC de Graduaçâo | 30,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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