Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6297
Título: | O que tem impedido os alunos de gostarem da Química como uma ciência presente no cotidiano? |
Título(s) alternativo(s): | What has prevented students from enjoying Chemistry as a science present in everyday life? |
Autor(es): | CARDOSO, Deysianne Pereira Alves |
Palavras-chave: | Didática; Ensino da Química; Aprendizagem Didactics; Chemistry Teaching; Learning |
Data do documento: | 23-Dez-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A busca por entender o que tem impedido os alunos de gostarem da Química foi o que motivou este trabalho de pesquisa, onde o presente trabalho apresenta os resultados encontrados por meio de pesquisa de campo feita de forma online, via Google Forms e, também, de foma presencial realizada em uma escola da rede pública da cidade de São Luís – MA. O objetivo da pesquisa foi conhecer a realidade dos alunos, suas dificuldades e sua relação com o ensino-aprendizagem em Química para que, a partir dos resultados encontrados, os professores pudessem propor atividades diferenciadas no ensino da Química. Ao final da pesquisa percebeu-se que os alunos não gostam tanto da Química, por não gostarem da forma como a mesma é apresentada, possuem dificuldades para relacionar com situações do cotidiano, acreditam que poderiam ser realizadas mais aulas práticas e atribuem uma grande dependência desta disciplina com a Matemática. Espera-se que os resultados encontrados neste trabalho possam servir de subsídios para que outros professores possam propor ações diferenciadas e melhor direcionadas a seus alunos. |
Descrição: | The quest to understand what has prevented students from enjoying Chemistry was what motivated this research work, where the present work presents the results found through field research carried out online, via Google Forms and, also, from face-to-face form held at a public school in the city of São Luís - MA. The objective of the research was to know the students' reality, their difficulties and their relationship with teaching-learning in Chemistry so that, based on the results found, teachers could propose different activities in the teaching of Chemistry. At the end of the research, it was noticed that students do not like Chemistry so much, because they do not like the way it is presented, they have difficulties in relating to everyday situations, they believe that more practical classes could be carried out and attribute a great dependence on this discipline with Mathematics. It is hoped that the results found in this work can serve as subsidies so that other teachers can propose differentiated and better directed actions to their students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6297 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DEYSIANNE_PEREIRA_ALVES_CARDOSO_tcc.pdf | TCC de Graduaçâo | 9,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.