Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6298
Título: | Análise do acompanhamento de uma disciplina eletiva em uma escola de tempo integral sob a perspectiva da química no novo ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the follow-up of an elective subject in a school of full-time from the perspective of chemistry in the new high school |
Autor(es): | SILVA, Gabriela Santos |
Palavras-chave: | Educação Integral; Aprendizagem; Ensino Médio; Química; BNCC; Meio Ambiente Integral Education; Learning. High School; Chemistry; NCCB; Environment |
Data do documento: | 23-Dez-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Utilizando um novo modelo de educação continuada, os centros educacionais visam o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas, nos âmbitos intelectuais, sociais, culturais, físicos e emocionais, por meio da Educação Integral. Modelo de ensino que incentiva o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania, fazendo com que os alunos tenham visão de futuro e construam um Projeto de Vida. O presente trabalho analisou os objetivos da disciplina eletiva “vendendo o meu planeta”, ministrada por professores de química e história que abordaram os impactos do progresso para com o meio ambiente, avaliando-se o nível de ensino-aprendizagem dos alunos na área de química durante a disciplina. A metodologia aplicada foi a partir da análise qualitativa dos dados obtidos pela aplicação de um questionário ao final da disciplina em função da apresentação da culminância. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que ao final da disciplina a maioria dos alunos conseguiam definir muitos conceitos acerca da questão ambiental e passaram a ter uma preocupação maior com os impactos que muitas ações básicas do dia a dia podem afetar ao meio ambiente. Nesse contexto foi possível compreender como a química está diretamente ligada a diversos setores dentro da sociedade, mesmo que o principal enfoque do Pré-Itinerário Formativo fosse falar sobre questões socioeconômicas, visando despertar o empreendedorismo nos alunos, e o que ele pode alertar sobre os malefícios e benefícios do progresso. |
Descrição: | Using a new model of continuing education, the educational centers aim at the development of public-school students, in the intellectual, social, cultural, physical and emotional spheres, through Full-time Education. A teaching model that encourages youth protagonism and exercise of citizenship, making students have a vision of the future and build a Life Project. The present work analyzed the objectives of the elective discipline “selling my planet”, taught by professors of chemistry and history who addressed the impacts of progress towards the environment, evaluating the level of teaching-learning of students in the area of chemistry during the discipline. According to the results obtained, it was found that at the end of the course most students were able to define many concepts about the environmental issue and began to have a greater concern with the impacts that many basic everyday actions could affect the environment. In this context it was possible to understand how chemistry is directly linked to various sectors within society, even if the main focus of the Formative Pre-Itinerary was to talk about socioeconomic issues, aiming to awaken entrepreneurship in students, and what it can warn about the harms and benefits of progress. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6298 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA_SANTOS_SILVA.pdf | TCC de Graduação | 15,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.