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http://hdl.handle.net/123456789/6299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Jadielen Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:46:53Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T13:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6299 | - |
dc.description | In recent years, educational games have found a place in the classroom and served as a motivating tool for students to learn scientific concepts, stimulating their interest. This is because to improve the teaching-learning process, it is essential to diversify the teaching methods used, therefore, didactic games proved to be a viable alternative to teaching Chemistry. This study aims to carry out a bibliographic survey and analyze the use of didactic games in chemistry in high school. For the analysis, where a survey was carried out on the Google Scholar data platform of articles published from 2017 to 2022 on the use of games as a chemistry learning strategy in high school. Eleven articles from the database were found and analyzed. And a qualitative sample study was also carried out, through a questionnaire composed of 13 questions, carried out with students of the 3rd year of high school at the state school Centro de Ensino Cidade Operária I, where the responses of 78 students were analyzed. The questionnaire sought to find out from the students whether the use of active methodologies was and was being used by teachers during classes, with emphasis on the discipline of Chemistry. Regarding the use of games as aids in learning chemistry subjects, 80.8% of students said that “yes” games can help in learning chemistry and 19.2% said that “maybe” they would help in learning. Students showed interest in using games during classes based on observing the answers to the question: “Would you like games to be used more in classes?” where 90.2% of students said “yes” and 9.2% said “much more” would like games to be used more in class. From the analysis of data from the questionnaire and articles, it was possible to recognize the importance of using methodologies that involve students lacking systematic knowledge and carrying out activities that connect scientific knowledge to real-world experiences, in order to arouse their interest and facilitate teaching. and learning chemistry. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, os jogos educativos encontraram um lugar na sala de aula e serviram como uma ferramenta motivadora para os alunos aprenderem conceitos científicos, estimulando seu interesse. Isso porque para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, é fundamental diversificar os métodos de ensino utilizados, sendo assim, os jogos didáticos se mostraram como uma alternativa viável ao ensino da Química. Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico e analisar o uso de jogos didáticos na disciplina de química no ensino médio. Para a análise, onde se fez um levantamento na plataforma de dados do Google Acadêmico de artigos publicados nos anos de 2017 a 2022 sobre o uso de jogos como estratégia de aprendizagem da química no ensino médio. Encontrou-se e analisou-se 11 artigos da base de dados. E foi feito também, um estudo qualitativo amostral, através de um questionário composto por 13 perguntas, realizado com alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Centro de Ensino Cidade Operária I, onde as respostas de 78 alunos foram analisadas. O questionário buscou saber dos alunos se o uso de metodologias ativas foi e estava sendo utilizadas pelos professores durante as aulas, em destaque pela disciplina de Química. A respeito do uso de jogos como auxiliadores na aprendizagem dos assuntos de química 80,8% dos alunos disseram que “sim” os jogos podem auxiliar na aprendizagem da química e 19,2% disseram que “talvez” auxiliariam na aprendizagem. Os alunos demonstraram interesse no uso de jogos durante as aulas partir da observação das respostas à pergunta: “Você gostaria que o uso de jogos fosse mais utilizado nas aulas?” onde 90,2% dos alunos disseram que “sim” e 9,2% disseram que “muito mais” gostariam que os jogos fossem mais utilizados nas aulas. A partir da análise dos dados do questionário e dos artigos, foi possível reconhecer a importância de utilizar metodologias que envolvam alunos carentes de conhecimento sistemático e realizar atividades que conectem conhecimento científico a experiências do mundo real, a fim de despertar seu interesse e facilitar o ensino e aprendizagem da química. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | Jogos; | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching; | pt_BR |
dc.subject | High School; | pt_BR |
dc.subject | Games; | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.title | UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.title.alternative | AN ANALYSIS ON THE USE OF GAMES AS A CHEMISTRY LEARNING METHODOLOGY IN A HIGH SCHOOL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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