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Título: Os desafios da Educação do Campo na escola caminho do saber na zona rural de Codó - MA
Título(s) alternativo(s): The challenges of Field Education in the school "Caminho do Saber" in the rural area of Codó - MA
Autor(es): DINIZ, Leudson Jorge Privado
Palavras-chave: Educação do Campo;
desafios;
Políticas Públicas.
Field Education;
challenges;
Public policy.
Data do documento: 19-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Marahão
Resumo: RESUMO Nesta pesquisa, ficou evidenciado que os desafios da prática docente em uma escola do campo é um dos fatores que propicia para inúmeros problemas vivenciados no dia a dia dos docentes e discente. Organizamos esta pesquisa a partir da revisão de literatura com base em Arroyo (1999 e 2004), Caldart (2012), Cury (2014), Freire (2005 e 2006), e Jaccoud (2005) que tratam da temática em questão, bem como direitos humanos e educação do campo. Além de Saviani (2008). Realizamos um estudo qualitativo na Escola Caminho do Saber localizada na Zona Rural de Codó-MA, com aplicação de questionários e observações. O objetivo principal foi analisar os desafios enfrentados pelos professores, alunos e comunidade na Escola Caminho do Saber, localizada na zona rural da cidade de Codó - MA. Apresenta um breve histórico da educação do campo realizada no Brasil, suas bases legais disposto na Constituição Federal de 1988 e também baseado na Lei de Diretrizes de Base de 1996 e expõe os desafios da Educação do Campo. O estudo evidenciou o descaso do Estado brasileiro e dos grupos hegemônicos com a educação da população do campo, principalmente dos trabalhadores que ali vivem. Concluímos que nas escolas do campo docentes e discentes enfrentam muitos desafios, desde a adequação do calendário escolar até o transporte dos discentes. Porém, as possibilidades estão aí: uma escola com infraestrutura, merenda de qualidade, currículo, qualificação para professores, para que assim os discentes possam receber uma educação com qualidade.
Descrição: ABSTRACT In this research, it was evidenced that the challenges of teaching practice in a field school is one of the factors that provides numerous problems experienced in the daily lives of teachers and students. We organized this research based on a literature review based on Arroyo (1999 and 2004), Caldart (2012), Cury (2014), Freire (2005 e 2006), Jaccoud (2005) and Saviani (2008), dealing with the theme in question, as well as human rights and field education. A qualitative study was conducted at the Caminho do Saber School, located in the Rural Area of Codó-MA, with the application of questionnaires and observations. The main objective was to analyze the challenges faced by teachers, students and community in the school of path of knowledge in the rural area of Codó - MA. It presents a brief history of field education carried out in Brazil, its legal bases established in the Federal Constitution of 1988 and also based on the Basic Guidelines Law of 1996 and exposes the challenges of Field Education. The study showed the inexperience of the Brazilian State and the hegemonic groups with the education of the rural population, especially of the workers who live there. It is concluded that in the schools of the field teachers and students face many challenges, from the adequacy of the school calendar to the transport of students. However, the possibilities are there: a school with infrastructure, quality snack, curriculum, qualification for teachers, so that students can receive a quality education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6308
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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