Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Luana Costa da-
dc.date.accessioned2023-05-12T17:19:00Z-
dc.date.available2023-05-12T17:19:00Z-
dc.date.issued2023-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6309-
dc.descriptionABSTRACT The main objective of this study is to understand how the use of Art resources can collaborate with the learning and development process of children and adolescents with disabilities. The study is important because it presents the transmission of the use of the arts in the learning of disabled children and adolescents and makes society in general aware of the successful experiences of projects carried out with them. The motivation for the research came from the experience in the Project: Literacy and Literacy in Special Education in the Municipality of Codó-Maranhão, since being a scholarship holder I had the opportunity to be taking to the knowledge of other children, different ways of learning through the use of art . This research presents a qualitative approach, with production of data from observation processes and experiences in Pestalozzi society. The bibliographic survey for analysis purposes was guided by authors such as PESTALOZZI GOIÂNIA (2021), MORIN (2011), FERRAZ & FUSSARI (1993), IBC (2019), among others. As results, they present ways of coping used by the project participants to overcome the difficulties of children and adolescents in the teaching and learning process in reading and writing.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo tem como principal objetivo compreender como o uso dos recursos da Arte pode colaborar com o processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência. O estudo é importante por apresentar a relevância do uso das artes no aprendizado de crianças e adolescentes deficientes e levar ao conhecimento da sociedade em geral as experiências exitosas de projetos realizados com eles. A motivação para a pesquisa partiu da experiência no Projeto: Alfabetização e Letramento na Educação Especial no Município de Codó-Maranhão, uma vez que sendo bolsista tive a oportunidade de estar levando ao conhecimento daquelas crianças, diferentes maneiras de aprendizagens através do uso da arte. Esta pesquisa apresenta uma abordagem de natureza qualitativa, com produção de dados a partir de processos de observação e vivencias na sociedade Pestalozzi. O levantamento bibliográfico com fins de análises foi realizado por autores como: PESTALOZZI GOIÂNIA (2021), MORIN (2011), FERRAZ & FUSSARI (1993), IBC (2019), dentre outros. Como resultados apresento formas de enfrentamento utilizadas pelas participantes do projeto para superar as dificuldades de crianças e adolescente no processo de ensino e aprendizagem na leitura e na escrita, entendo entendendo assim que o uso de recursos de arte torna se de imprescindível importância na educação especial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Marahãopt_BR
dc.subjectEducação especial;pt_BR
dc.subjectarte;pt_BR
dc.subjectPestalozzi;pt_BR
dc.subjectCodó.pt_BR
dc.subjectSpecial education;pt_BR
dc.subjectart;pt_BR
dc.subjectPestalozzi;pt_BR
dc.subjectCodo.pt_BR
dc.titleEducação especial: a importância do uso da Arte para a educação de crianças e adolescentes especiais na sociedade Pestalozzi, no município de Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeSpecial education: the importance of using Art for the education of special children and teenagers in the Pestalozzi society, in the city of Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANACOSTADASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.