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Título: Histórias de vida e construção das identidades de três mulheres quebradeiras de coco babaçu de Codó-MA: Dona Francisca, Dona Delma e Dona Edelania
Título(s) alternativo(s): Life stories and construction of identities of three women babassu nut breakers from Codó-MA: Dona Francisca, Dona Delma and Dona Edelania
Autor(es): SOUSA, Valdinea da Cruz Oliveira de
Palavras-chave: Quebradeiras de Coco Babaçu;
extrativismo;
identidade;
sobrevivência.
Babassu coconut breakers;
extractivism;
identity;
survival.
Data do documento: 9-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Marahão
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi de registrar a história de luta pela sobrevivência de três mulheres de Codó, que se identificam como quebradeiras de coco babaçu. Para elas a quebra do babaçu esteve presente em suas vidas desde a infância, no passado, por dependerem economicamente desta atividade, por não ter outra fonte de renda, e hoje mais ligado ao hábito cultural. Para a realização deste trabalho foi necessário fazer imersão nas comunidades, para que assim fosse possível conhecer e descrever a forma como cada São José de Pinho e Belém II, uma desenvolvem a atividade do extrativismo. Com a realização das três entrevistas foram coletadas informações importantes como, características socioeconômicas do extrativismo babaçu, além de identificar quais os subprodutos são feitos na comunidade com participação dessas mulheres. Para debater o tema buscou-se utilizar autores como: BECKER (1996); CARRAZZA, SILVA, ÀVILA (2012); entre outros. Os quais veem discutindo sobre a atividade do coco babaçu desenvolvido principalmente por mulheres quebradeiras de coco. Como resultado percebe-se que essas mulheres que passaram sua infância vivendo na zona rural dependendo da atividade da quebra do coco babaçu, atualmente já não dependem dessa atividade, porém, continuam por prazer é como uma diversão, para elas, a identidade de quebradeiras de coco permanece, ficou a cultura, o amor pela atividade. Os trabalhos dessa natureza são importantes porque resgatam o processo de construção das identidades do sujeito do lugar, valorizando sua cultura e tradições.
Descrição: ABSTRACT The aim of this study was to record the history of struggle for survival of three women from Codó, who identify themselves as babassu coconut breakers. For them, the breaking of babassu was present in their lives since childhood, in the past, because they depended economically on this activity, because they had no other source of income, and today it is more linked to cultural habits. In order to carry out this work, it was necessary to immerse oneself in the communities, so that it would be possible to know and describe the way in which each São José de Pinho and Belém II, one develop the activity of extractivism. With the completion of the three interviews, important information was collected, such as the socioeconomic characteristics of babassu extractivism, in addition to identifying which by-products are made in the community with the participation of these women. To debate the theme, authors such as: BECKER (1996); CARRAZZA, SILVA, ÁVILA (2012); between others. Who see discussing the activity of babassu coconut developed mainly by women coconut breakers. As a result, it is clear that these women who spent their childhood living in the countryside depending on the activity of breaking the babassu nut, currently no longer depend on this activity, however, they continue for pleasure it is like a diversion, for them, the identity of coconut breakers coco remains, the culture remains, the love for the activity. Works of this nature are important because they rescue the process of construction of the identities of the subject of the place, valuing its culture and traditions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6311
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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