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dc.contributor.authorSOARES, Maria do Rosário Ferreira-
dc.contributor.authorSANTOS, Talessa Rayane Sousa de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-05-15T16:18:10Z-
dc.date.available2023-05-15T16:18:10Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6313-
dc.descriptionAbstract: The purpose of this experience report is to discuss how the Covid-19 affected the development of the activities of the 2020 subproject of the Pedagogical Residency Program (RP), the Degree in African and Afro-Brazilian Studies. The experiences reported here were developed using the active methodology called flipped classroom, which will also be the object of analysis of this text. Authors who deal with inverted classroom methodology, remote teaching in the pandemic and inequalities in access to digital technologies were used as a theoretical contribution. In general, the experiences were an exercise in building alternatives to the problems that arose in the pandemic environment, as well as a possibility to perceive the close connection of the school environment with what happens outside its walls. The contact with remote teaching, combined with the use of the active methodology “Inverted Classroom”, broadened our view of the possible methodological possibilities to be applied in the classroom, and on the importance of having a good foundation on them.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste relato de experiência é discutir sobre como a pandemia da Covid-19 afetou o desenvolvimento das atividades do subprojeto do ano de 2020 do Programa Residência Pedagógica (RP), do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO). As experiências aqui relatadas foram desenvolvidas utilizando-se da metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida, que também será objeto de análise deste texto. Utilizou-se como aporte teórico, autores que tratam sobre metodologia da sala de aula invertida, ensino remoto na pandemia e desigualdades no acesso às tecnologias digitais. De modo geral, as experiências foram um exercício de construir alternativas às problemáticas que surgiram no ambiente pandêmico, além de uma possibilidade de perceber a estreita conexão do ambiente escolar com o que acontece fora dos seus muros. O contato com o ensino remoto, aliado ao uso da metodologia ativa “Sala de aula Invertida”, ampliou a nossa visão sobre as possibilidades metodológicas possíveis de serem aplicadas em sala de aula, e sobre a importância de ter uma boa fundamentação sobre elas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino remoto;pt_BR
dc.subjectsala de aula invertida;pt_BR
dc.subjectinclusão digital;pt_BR
dc.subjectresidência pedagógica;pt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.subjectremote teaching;pt_BR
dc.subjectflipped classroom;pt_BR
dc.subjectdigital inclusion;pt_BR
dc.subjectpedagogical residency;pt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.titleEnsino remoto na pandemia: relato de uma experiência com uso da metodologia ativa sala de aula invertida em uma escola públicapt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching in pandemic: report of an experience using the inverted classroom active methodology in a public schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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