Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6313
Título: Ensino remoto na pandemia: relato de uma experiência com uso da metodologia ativa sala de aula invertida em uma escola pública
Título(s) alternativo(s): Remote teaching in pandemic: report of an experience using the inverted classroom active methodology in a public school
Autor(es): SOARES, Maria do Rosário Ferreira
SANTOS, Talessa Rayane Sousa de Carvalho
Palavras-chave: ensino remoto;
sala de aula invertida;
inclusão digital;
residência pedagógica;
Covid-19.
remote teaching;
flipped classroom;
digital inclusion;
pedagogical residency;
Covid-19.
Data do documento: 19-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O objetivo deste relato de experiência é discutir sobre como a pandemia da Covid-19 afetou o desenvolvimento das atividades do subprojeto do ano de 2020 do Programa Residência Pedagógica (RP), do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO). As experiências aqui relatadas foram desenvolvidas utilizando-se da metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida, que também será objeto de análise deste texto. Utilizou-se como aporte teórico, autores que tratam sobre metodologia da sala de aula invertida, ensino remoto na pandemia e desigualdades no acesso às tecnologias digitais. De modo geral, as experiências foram um exercício de construir alternativas às problemáticas que surgiram no ambiente pandêmico, além de uma possibilidade de perceber a estreita conexão do ambiente escolar com o que acontece fora dos seus muros. O contato com o ensino remoto, aliado ao uso da metodologia ativa “Sala de aula Invertida”, ampliou a nossa visão sobre as possibilidades metodológicas possíveis de serem aplicadas em sala de aula, e sobre a importância de ter uma boa fundamentação sobre elas.
Descrição: Abstract: The purpose of this experience report is to discuss how the Covid-19 affected the development of the activities of the 2020 subproject of the Pedagogical Residency Program (RP), the Degree in African and Afro-Brazilian Studies. The experiences reported here were developed using the active methodology called flipped classroom, which will also be the object of analysis of this text. Authors who deal with inverted classroom methodology, remote teaching in the pandemic and inequalities in access to digital technologies were used as a theoretical contribution. In general, the experiences were an exercise in building alternatives to the problems that arose in the pandemic environment, as well as a possibility to perceive the close connection of the school environment with what happens outside its walls. The contact with remote teaching, combined with the use of the active methodology “Inverted Classroom”, broadened our view of the possible methodological possibilities to be applied in the classroom, and on the importance of having a good foundation on them.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6313
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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