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http://hdl.handle.net/123456789/6314
Título: | licenciatura interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros-liesafro: práticas de uma educação afrocentrada |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinary degree in african and afro-brazilian studies-liesafro: practices of an afro-centered education |
Autor(es): | MELO, Amilton Pinheiro |
Palavras-chave: | Liesafro; educação afrocentrada; formação de professores. Liesafro; afrocentric education; teacher training. |
Data do documento: | 21-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho monográfico tem como tema a Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Seu objetivo geral é analisar como o curso coloca em prática uma educação afrocentrada. Para isso, seus objetivos específicos foram: 1) analisar o cenário nacional de desigualdades que afetam a população negra e justificar a necessidade de ações políticas como a criação da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros; 2) analisar a proposta de formação do curso; e 3) analisar a formação docente praticada pelo curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na técnica de análise documental e aplicação de questionário on-line junto ao corpo discente ativo do curso, mais especificamente das turmas de 2015 a 2021. Como principais documentos tivemos os anuários do IBGE, o Projeto Político Pedagógico do Curso; os subprojetos e relatórios dos programas Pibid e Residência Pedagógica dos anos 2018-2019 e 2020-2021. Os resultados obtidos foram de confirmação de uma prática pedagógica em caráter das teorias da afrocentricidade, à luz de Molefi Kete Asante, na medida em que constrói-se uma alternativa epistêmica que busca novas releituras da História mundial, a resgatar aspectos culturais da diáspora africana, localizando psicologicamente o sujeito africano com relação a cultura do seu povo, percebendo e dando visibilidade às agências destes sujeitos na história, construindo pontes de diálogos com povos e culturas, com o intuito de estabelecer narrativas de positivação destes sujeitos. |
Descrição: | ABSTRACT This monographic work has as its theme the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies. Its general objective is studied as an Afrocentric course put into practice. For this, its specific objectives were: 1) to analyze the national scenario of inequalities that created disciplinary actions against the black population and the need for International Degrees in African Studies and the need for International Degrees such as Afro-Brazilian African Studies; 2) analyze the proposed training course; and 3) analyze the teacher training practiced by the course. This is a qualitative research, based on the document analysis technique of online political teaching study, more specifically of the classes from 2015 to 2021. Pedagogical of the Course; the subprojects and reports of the Pibid and Pedagogical Residency programs for the years 2018-2019 and 2020-2021. The results obtained were confirmation of a pedagogical practice in the character of theories of acculturation, in the light of Molefi Ke new ones, insofar as an epistemic alternative that seeks re-readings of the nature of world history, a creation of African cultural aspects of diaspora history , psychologically locating the African subject in relation to the culture of its people, and giving visibility to the agencies of subject people in, highlighting bridges of dialogue with peoples and cultures, with the purpose of establishing positive narratives of their subjects. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6314 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros |
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AMILTONPINHEIROMELO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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