Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6315
Título: “Vidas negras importam!": o racismo e seus impactos na educação básica
Título(s) alternativo(s): "Black lives matter!": racism and its impacts on basic education
Autor(es): ROCHA, Giselle Diniz
Palavras-chave: raça;
racismo;
educação;
desigualdades.
race;
racism;
education;
inequalities.
Data do documento: 15-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o racismo e os seus impactos na educação básica. Dentre os objetivos específicos: historicizar o intenso processo de (des)construção da “raça”, o racismo e suas intersecções; compreender o processo de (des)construção do mito da democracia racial; identificar dados que refletem em desigualdades raciais na educação básica; relatar experiências vivenciadas por estudantes da educação básica e reconhecer e valorizar “vidas negras”. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa com levantamento bibliográfico; Análise de dados de agências de pesquisa populacional e educacional, como IBGE, IPEA, Observatório de Educação do Instituto Unibanco e o Observatório Nacional de Educação; Observação não participante e aplicação de questionário para averiguar as percepções e as experiências vivenciadas por estudantes de uma escola estadual da rede pública de ensino da capital do Maranhão, São Luís. Teoricamente a pesquisa orienta-se pelo debate sobre raça, racismo e desigualdades racial e educacional. Corrobora-se a existência de atos discriminatórios no universo escolar, onde o “alunado negro” é sempre o alvo de “brincadeiras”, piadas e apelidos pejorativos e estereotipados que desqualificam e minimizam o fato de ser negro e negra nesse país. Assim como, evidencia-se a constatação do preconceito de marca focado no fenótipo que sofre o degradante processo de desumanização atribuído ao corpo negro e ao cabelo como os marcadores da diferença que sinalizam a marca e o estigma dos negro(a)s. Conclui-se que é indispensável a quebra das correntes e dos emparedamentos engessados do racismo à brasileira através da desconstrução de olhares, atitudes e perspectivas a fim de exercer uma educação de fato inclusiva, emancipatória, democrática e antirracista que reconheça, respeita e valoriza as diferenças e as pluralidades étnico-raciais do Brasil e do mundo.
Descrição: ABSTRACT This research has the general objective of analyzing racism and its impacts on basic education. Among the specific objectives: to historicize the intense process of (de)construction of “race”, racism and its intersections; understand the process of (de)construction of the myth of racial democracy; identify data that reflect racial inequalities in basic education; report experiences lived by students of basic education and recognize and value “black lives”. A qualitative-quantitative research was carried out with a bibliographic survey; analysis of data from population and educational research agencies, such as IBEG, IPEA, Instituto Unibanco's Education Observatory and the National Education Observatory; non-participant observation and application of a questionnaire to investigate the perceptions and experiences lived by students from a state school in the public education network in the capital of Maranhão, São Luís. Theoretically, the research is guided by the debate on race, racism and racial and educational inequalities. The existence of discriminatory acts in the school universe is corroborated, where the “black students” are always the target of “jokes”, jokes and pejorative and stereotyped nicknames that disqualify and minimize the fact of being black in this country. As well, the finding of brand prejudice focused on the phenotype that suffers the dehumanizing process attributed to the black body and hair as the markers of difference that signal the brand and the stigma of blacks is evident. It is concluded that it is essential to break the chains and plastered walls of Brazilian racism through the deconstruction of views, attitudes and perspectives in order to exercise an inclusive, emancipatory, democratic and anti-racist education that recognizes, respects and values differences. and the ethnic-racial pluralities of Brazil and the world.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6315
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELLEDINIZROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.