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Título: Impactos da lei de cotas na UFMA: analisando dados de ingresso, matrícula e conclusão
Título(s) alternativo(s): Impacts of the quota law at UFMA: analyzing data on entrance, enrollment and conclusion
Autor(es): SANTOS, Igor Carvalho
Palavras-chave: ações afirmativas;
ensino superior;
igualdade racial;
política educacional.
affirmative action;
higher education;
racial equality;
educational policy.
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho se propõe a analisar a execução da Lei No 12.711 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para isso, buscamos como objetivos específicos: fazer um estudo teórico sobre as políticas de Ações afirmativas, das quais a lei No 12.711 faz parte; analisar os Censos da Educação Superior (INEP/MEC) de 2013 a 2020; e coletar e analisar dados sobre o ingresso de estudantes na UFMA entre 2013 e 2020. Para o desenvolvimento da proposta, utilizamos a metodologia quanti-qualitativa e descritiva, que nos permitiu capturar a complexidade da objetividade e intersubjetividade de nosso objeto de estudo, pois atribuirmos sentidos concretos aos dados que tratam de fenômenos sociais reais. Como resultados, os estudos teóricos nos mostraram a importância do debate sobre o conceito de raça. Ainda que seu peso biológico seja rejeitado na atualidade, ele ainda é importante politicamente, pois é usado para naturalizar as desigualdades, exatamente na perspectiva na qual seguem as lutas pela implantação das cotas, pensando raça como um conceito social e politicamente importante. Os dados do INEP/MEC nos permitiram perceber que houve uma melhora geral no ingresso da população negra nos cursos de graduação da UFMA, após a promulgação da Lei de Cotas. Entre os resultados de ingresso na UFMA, dados de 2020, mostraram que 70,6% dos ingressantes eram negros, número bem maior que os 42,8% do ano 2000, encontrados por Queiroz (2004); dos matriculados encontrou-se 58,1% de população negra; e, por fim, 65,7% dos concluintes eram negros, dados ainda abaixo dos 80,5%, que é o valor da proporção de pretos e pardos na população maranhense, em 2018, segundo o IBGE (BRASIL, 2018). Concluirmos que há argumentos sólidos que mostram a importância e a necessidade, além da continuidade da Lei de cotas, que haja um aprimoramento de suas ações para ela ser efetivamente eficaz em seus objetivos pois, mesmo que tenhamos encontrado uma melhora no ingresso das populações negra e indígenas nos cursos superiores, ainda temos um estado de sub-representação destas nos bancos das universidades, principalmente nos cursos mais concorridos, bem como ainda são necessárias condições de permanência para que essas populações possam ter seu sucesso acadêmico assegurado.
Descrição: ABSTRACT: This paper aims to analyze the implementation of Law No. 12,711 at the Federal University of Maranhão (UFMA). To do so, we sought as specific objectives: to make a theoretical study on Affirmative Action policies, of which Law No. 12.711 is part; to analyze the Censuses of Higher Education (INEP/MEC) from 2013 to 2020; and to collect and analyze data on student enrollment at UFMA between 2013 and 2020. For the development of the proposal, we used the quanti-qualitative and descriptive methodology, which allowed us to capture the complexity of the objectivity and intersubjectivity of our object of study, as we attribute concrete meanings to data that deal with real social phenomena. As a result, the theoretical studies showed us the importance of the debate about the concept of race. Even though its biological weight is rejected nowadays, it is still politically important because it is used to naturalize inequalities, exactly in the perspective in which the struggles for the implementation of quotas are taking place, thinking of race as a socially and politically important concept. The data from INEP/MEC allowed us to see that there was a general improvement in the admission of the black population to UFMA undergraduate courses after the enactment of the Quotas Law. Among the results of entry at UFMA, data from 2020 showed that 70.6% of entrants were black, a number much higher than the 42.8% of the year 2000, found by Queiroz (2004); of those enrolled, 58.1% of the population was black; and, finally, 65.7% of the graduates were black, data still below the 80.5%, which is the value of the proportion of black and brown people in the population of Maranhão, in 2018, according to IBGE (BRASIL, 2018). We conclude that there are solid arguments that show the importance and the need, in addition to the continuity of the quota law, that there be an improvement of its actions for it to be effectively effective in its objectives because, even though we have found an improvement in the entry of black and indigenous populations in higher education courses, we still have a state of underrepresentation of these populations in university banks, especially in the most competitive courses, as well as permanence conditions are still needed so that these populations can have their academic success ensured.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6316
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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