Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6318
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dc.contributor.authorCOSTA, Maria Idalina Cunha-
dc.date.accessioned2023-05-15T18:03:11Z-
dc.date.available2023-05-15T18:03:11Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6318-
dc.descriptionResumo: O presente relato pretende pontuar os desafios enfrentados durante o desenvolvimento da Residência Pedagógica no decorrer da pandemia de Covid-19. No campo teórico esta discussão dialoga com a inserção de espaços periféricos na globalização, assim como reflexões sobre a desigualdades raciais no Brasil. Metodologicamente está alicerçado em vivências ocorridas ao longo de um ano e cinco meses no programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. As experiências aqui relatadas foram vivenciadas em uma escola estadual de educação básica do Maranhão localizada em um quilombo urbano da capital do Estado, São Luís. Apesar de políticas públicas emergenciais criadas durante a pandemia para permitir o acesso de estudantes às atividades escolares, tal acesso foi marcado pela precariedade de recursos tecnológicos e desigualdade na participação efetiva em atividades desenvolvidas por educadores. Os desafios desta nova realidade educacional, o ensino remoto, também foram enfrentados por residentes, na forma de dificuldades técnicas, incertezas quanto ao acesso à escola, e diferenças entre a universidade federal do Maranhão. Este relato conclui que a pandemia da covid – 19 impactou negativamente a vida de toda comunidade escolar, bem como no alcance dos objetivos do programa Residência Pedagógica 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente relato pretende pontuar os desafios enfrentados durante o desenvolvimento da Residência Pedagógica no decorrer da pandemia de Covid-19. No campo teórico esta discussão dialoga com a inserção de espaços periféricos na globalização, assim como reflexões sobre a desigualdades raciais no Brasil. Metodologicamente está alicerçado em vivências ocorridas ao longo de um ano e cinco meses no programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. As experiências aqui relatadas foram vivenciadas em uma escola estadual de educação básica do Maranhão localizada em um quilombo urbano da capital do Estado, São Luís. Apesar de políticas públicas emergenciais criadas durante a pandemia para permitir o acesso de estudantes às atividades escolares, tal acesso foi marcado pela precariedade de recursos tecnológicos e desigualdade na participação efetiva em atividades desenvolvidas por educadores. Os desafios desta nova realidade educacional, o ensino remoto, também foram enfrentados por residentes, na forma de dificuldades técnicas, incertezas quanto ao acesso à escola, e diferenças entre a universidade federal do Maranhão. Este relato conclui que a pandemia da covid – 19 impactou negativamente a vida de toda comunidade escolar, bem como no alcance dos objetivos do programa Residência Pedagógica 2020.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectresidência pedagógica;pt_BR
dc.subjectpandemia;pt_BR
dc.subjectensino remoto.pt_BR
dc.subjectteaching residency;pt_BR
dc.subjectpandemic;pt_BR
dc.subjectremote learning.pt_BR
dc.titleResidência pedagógica em tempos de pandemia e os desafios do ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeTeaching residency in times of pandemic and the challenges of remote teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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