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dc.contributor.authorALVES, Rakell Rays dos Anjos-
dc.date.accessioned2023-05-15T18:24:50Z-
dc.date.available2023-05-15T18:24:50Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6321-
dc.descriptionAbstract This work is part of the provocations raised within the subject “African Matrix Religions” of the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies, its main objective is to bring reflections on the social and political awareness of the subjects who fall within these spaces. worship and exercise in it a priesthood role. Thus, we take into consideration the entire process of colonization of the spaces, bodies and society in which we live, as well as the logic proposed by authors such as Yvonne Velho (1994), Lévi-Strauss (1958) and Prandi (1996; 1991). ), analyzing these spaces as a reflection of society apparently external to the religious community. We use specialized bibliographies to bring these reflections and raise some considerations about the process of awareness and its implications in the houses of the saint. Thus, we believe that awareness- raising processes involve more elements than “simple” participation and affiliation with a particular Afro- religious matrix, as it involves the educational (not necessarily the school) process of the subjects and religious leaders, as well. as the relations that the houses of axé maintain with the apparently external society.pt_BR
dc.description.abstractResumo Este trabalho faz parte das provocações levantadas dentro da disciplina “Religiões de Matriz Africana” da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, seu principal objetivo é trazer reflexões sobre a tomada de consciência social e política pelos sujeitos que se inserem dentro desses espaços de culto e exercem nele um papel de sacerdócio. Sendo assim, levamos em consideração todo o processo de colonização dos espaços, dos corpos e da sociedade em que vivemos, assim como partimos da lógica proposta por autores como Yvonne Velho (1994), Lévi-Strauss (1958) e Prandi (1996; 1991), ao analisar esses espaços como uma reflexão da sociedade aparentemente externa a comunidade religiosa. Recorremos a bibliografias especializadas na temática para trazermos essas reflexões e levantarmos algumas considerações sobre o processo de tomada de consciência e suas implicações nas casas-de-santo. Dessa forma, acreditamos que os processos de tomada de consciência envolvem mais elementos do que a “simples” participação e filiação a uma determinada matriz afro- religiosa, pois envolve o processo educacional (não necessariamente o escolar) dos sujeitos e das lideranças religiosas, assim como as relações que as casas de axé mantêm com a sociedade aparentemente externa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectidentidade;pt_BR
dc.subjectracismo religioso;pt_BR
dc.subjecttomada de consciência.pt_BR
dc.subjectIdentity;pt_BR
dc.subjectreligious racism;pt_BR
dc.subjectAwareness.pt_BR
dc.titleSujeitos em trânsito: as lideranças religiosas e a tomada de consciência no axépt_BR
dc.title.alternativeSubjects in transit: religious leaderships and consciousness-raising in axépt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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