Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS JÚNIOR, Flávio-
dc.date.accessioned2023-05-16T13:30:23Z-
dc.date.available2023-05-16T13:30:23Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6326-
dc.description.abstractRESUMO O livro didático é um instrumento que está presente em todas as fases escolares do aluno, desde as series iniciais até os anos finais da vida escolar. A muitos anos o livro didático vem se aprimorando e ganhando um papel de destaque nas escolas, programas como o PNLD objetivam a melhoria contínua deste material, bem como a contextualização e interdisciplinaridade, seja mais presente para a facilitação do entendimento do aluno. Esta pesquisa tem como principal foco, verificar o uso do livro didático de química (LDQ) em sala de aula, tendo como ponto de vista o professor. Os resultados mostraram que o LDQ ainda representa papel fundamental no auxilio tanto do professor como para o aluno, apesar de alguns apontamentos que mostram algumas deficiências presentes em seu escopo, o livro didático ainda é bastante utilizado, possui uma boa avaliação e cumpre com seu objetivo, ajudando o estudante em seu desenvolvimento escolar. A pesquisa ainda coletou diversos comentário sobre o LDQ de forma mais especifica, comentários esses, tecidos pela experiencia individual de cada participante, sendo muito válidos na busca por soluções que visam ajudar a diminuir os obstáculos que educadores e alunos lidam na sua prática escolar. ___ ABSTRACT The textbook is an instrument that is present in all school phases of the student, from the initial grades to the final years of school life. For many years the textbook has been improving and gaining a prominent role in schools, programs like the PNLD aim at the continuous improvement of this material, as well as contextualization and interdisciplinarity, to be more present to facilitate the student's understanding. This research has as main focus, to verify the use of the textbook of chemistry (LDQ) in the classroom, having as point of view the teacher. The results showed that the LDQ still plays a fundamental role in helping both the teacher and the student, despite some notes that show some deficiencies present in its scope, the textbook is still widely used, has a good evaluation and fulfills its objective, helping the student in his school development. The research also collected several comments on the LDQ in a more specific way, comments made by the individual experience of each participant, being very valid in the search for solutions that aim to help reduce the obstacles that educators and students deal with in their school practice.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de Química;pt_BR
dc.subjectlivro didático de Química;pt_BR
dc.subjectensino médio.;pt_BR
dc.subjectChemistry textbook;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjecthigh school.pt_BR
dc.titleUtilização do livro didático em sala de aula: o ponto de vista do professor de Químicapt_BR
dc.title.alternativeUsing the textbook in the classroom: the Chemistry teacher's point of viewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIOMARTINSJUNIOR.pdfTrabalho de conclusão de curso942,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.