Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA NETO, José Maria Silva-
dc.date.accessioned2023-05-16T13:46:42Z-
dc.date.available2023-05-16T13:46:42Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6331-
dc.description.abstractRESUMO Considerando que a educação formal tem papel muito importante na sociedade, o presente trabalho monográfico destaca como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem contribuído para trazer melhorias para a qualidade do ensino no Brasil, como contribuição de impacto positivo na formação inicial de professores advindos dos Cursos de Licenciatura. Direcionando seu foco principal para o ensino das ciências exatas, mais especificamente à disciplina de química, o estudo tem como objetivo geral, evidenciar a importância do uso de metodologias e recursos didáticos alternativos para o ensino de química em projetos apoiados pelo PIBID. E como objetivos específicos, identificar articulações entre teoria e prática úteis para motivar e auxiliar ensino e aprendizagem em escolas públicas inseridas no projeto PIBID; exemplificar como materiais e métodos alternativos podem auxiliar no ensino de química nas escolas de ensino médio estimulando o pensamento crítico e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.Os resultados dos experimentos contidos nesta pesquisa demonstram que ensinar Química por meio de experimentos e contextualizações, usando materiais alternativos e atraentes, pode trazer ganhos significativos para o processo ensino-aprendizagem na medida em que aproxima a construção de saberes interligando ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.___ABSTRACT Considering that formal education plays an important role in society, this monographic work highlights how the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) has contributed to bringing improvements to the quality of education in Brazil, standing out as a contribution with a great positive impact in the initial training of teachers coming from Licentiate Courses. Directing its main focus to the teaching of exact sciences, more specifically to the discipline of chemistry, the study aimed to highlight the importance of using alternative methodologies and teaching resources for teaching chemistry in projects supported by PIBID. And as specific objectives, we sought to discuss the paths and challenges of education in Brazil, highlighting the importance of PIBID for teacher education; identify articulations between theory and practice that are useful to motivate and assist teaching and learning in public schools included in the PIBID project; and exemplify how alternative materials and methods can help in teaching chemistry in high schools, stimulating critical thinking and facilitating the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectquímica;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectmétodos alternativos;pt_BR
dc.subjectPIBID;pt_BR
dc.subjectchemistry;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectalternative methods;pt_BR
dc.subjectPIBID.pt_BR
dc.titleA importância do uso de metodologias e de recursos didáticos alternativos para o ensino de química em projetos apoiados pelo PIBIDpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of using alternative methodologies and teaching resources for teaching chemistry in projects supported by PIBIDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉMARIASILVAFERREIRANETO.pdfTrabalho de conclusão de curso910,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.