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http://hdl.handle.net/123456789/6336
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BORGES, Josilma Chaves Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T16:51:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T16:51:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6336 | - |
dc.description | Currently, with the new educational format, it is observed that the school is suitable to serve young people, can not only teach, having the need to allow the participation of students in all decision-making. Regarding the new high school, the present study consists of exploring the perceptions of 1st year students, specifically, in a pre-formative itinerary (pre-if) course entitled "School is a place of action and adventure", developed in the first semester of 2022, in a full time public school in São Luís/MA. It is believed that reflecting on the performance of students, as well as self-assessment in the discipline, the methodology used by the teacher, the contents taught, seem to constitute important tools to the teaching and learning process facilitating the development of new skills, and may contribute to the significant formation of new itineraries. Some questions guide the development of this work and justified its production, which were: What are the main demands signaled in a pre-formative itinerary discipline in relation to the methodology used in the classroom? Was the presence of one of a Maranhão writer in the room important? Is the theory and practice relationship important for your learning? To answer these questions, the qualitative methodology was adopted, as to its approach, in line with the Systematic Literature Review, regarding its procedure. We used legal documents and guidelines of the new high school, such as Law 13.415 of 02.16.17 that promoted changes in the proposal of the Law of Guidelines and Bases (LDB), Law No. 9.394/96). To delineate students' perceptions, the questionnaire applied in Google Forms was used. Significant results were obtained above 70% for questions about self-assessment of students, participation of a Maranhão author in the development of the discipline, association of theory with practical classes in favor of learning, methodology used by teachers, their professionalism and competence. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, com o novo formato educacional, observa-se, que a escola se adequa a atender as juventudes, não se limitando a ensinar, tendo a necessidade de permitir a participação dos estudantes em todas as tomadas de decisão. No tocante ao novo ensino médio, o presente estudo consiste em explorar as percepções dos alunos do 1º ano do ensino médio, em relação a uma disciplina de pré-itinerário formativo (pré-if), intitulada “Escola é sim, lugar de ação e aventura”, desenvolvida no primeiro semestre de 2022, em uma escola pública de tempo integral em São Luís/MA. Acredita-se que refletir sobre o desempenho dos alunos, assim como a auto avaliação na disciplina, a metodologia utilizada pelo professor, os conteúdos ministrados, parecem constituir importantes ferramentas para o processo de Ensino e Aprendizagem facilitando o desenvolvimento de novas habilidades, podendo contribuir para a formação significativa dos novos itinerários. Questionamentos nortearam o desenvolvimento deste trabalho e justificou sua produção, como: Quais as principais demandas sinalizadas em uma disciplina de pré-itinerário formativo em relação a metodologia usada em sala de aula? A presença de um de um escritor maranhense em sala foi importante? A relação teoria e prática é importante para o seu aprendizado? Para responder essas questões, foi adotada a metodologia qualitativa, quanto à sua abordagem, em consonância com a Revisão Sistemática da Literatura, quanto ao seu procedimento. Utilizou-se documentos legais e norteadores do novo ensino médio, tais como Lei 13.415 de 16/2/2017 que promoveu alterações na proposta da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96). Para delinear as percepções dos alunos, utilizou-se o questionário aplicado no Google Forms. Foram obtidos resultados significativos acima de 70% para os questionamentos sobre autoavaliação dos alunos, participação de um autor maranhense no desenvolvimento da disciplina, associação da teoria com aulas prática em favor do aprendizado, metodologia utilizada pelos professores, seu profissionalismo e competência. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | Pré-Itinerário Formativo; | pt_BR |
dc.subject | Metodologia; | pt_BR |
dc.subject | Percepções dos alunos | pt_BR |
dc.subject | New High School; | pt_BR |
dc.subject | Pre Formative Itinerary; | pt_BR |
dc.subject | Methodology; | pt_BR |
dc.subject | Students' perceptions | pt_BR |
dc.title | ESCOLA É SIM, LUGAR DE AÇÃO E AVENTURA: Percepção de alunos sobre a temática de uma disciplina pré-itinerário formativo em uma escola pública de tempo integral em São Luís do MA | pt_BR |
dc.title.alternative | SCHOOL IS YES, PLACE OF ACTION AND ADVENTURE: Perception of students on the topic of a training pre-itinerary subject in a public school in full time in São Luís MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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