Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6339
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dc.contributor.authorMEDEIROS, Maiky Ataides-
dc.date.accessioned2023-05-17T17:27:10Z-
dc.date.available2023-05-17T17:27:10Z-
dc.date.issued2023-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6339-
dc.descriptionAt various stages of teaching, students have difficulties in understanding chemistry subjects. Given this scenario, it is necessary to include methodologies in teaching practice that significantly favor learning. Annatto is a plant from the botanical family Bixaceae. It is native to the Amazonian flora with pre-Columbian origin. It can reach up to six meters in height and its fruits are capsules arranged in panicles with flexible thorns. Its most common coloration is red ranging from green to orange. The present work approached the elaboration and application of a didactic sequence on the annatto theme to introduce the teaching of organic chemistry. For the application of the didactic sequence, the Centro Educa Mais São José de Ribamar was chosen. Initially, the theme was investigated through a questionnaire. The didactic sequence was thought of in four moments, namely: expository class and guided study, formation of work groups and carrying out an experiment, evaluation of the result of the experiment and use of the material produced, and expository and dialogic class. The proposed experimentation was based on the extraction and application of annatto pigment. The didactic sequence was applied to 37 students from a second year class. The efficiency of the didactic sequence was evaluated through a questionnaire applied to the students. The application of the sequence proved to be efficient for the teaching-learning process, favoring student participation and motivation.pt_BR
dc.description.abstractEm várias etapas do ensino os estudantes apresentam dificuldades para compreender assuntos de química. Diante desse cenário, se faz necessário incluir na prática docente metodologias que favoreçam o aprendizado de forma significativa. O urucum é uma planta oriunda da família botânica Bixaceae. É nativa da flora amazônica com origem pré-colombiana. Pode chegar até seis metros de altura e seus frutos são cápsulas dispostas em panículas com espinhos flexíveis. Sua coloração mais comum é vermelha variando de verde a laranja. O presente trabalho abordou a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o tema urucum para introdução do ensino de química orgânica. Para aplicação da sequência didática foi escolhido o Centro Educa Mais São José de Ribamar. Inicialmente, o tema foi investigado através de um questionário. A sequência didática foi pensada em quatro momentos, sendo: aula expositiva e estudo dirigido, formação de grupos de trabalho e realização de experimento, avaliação do resultado do experimento e utilização do material produzido e aula expositiva e dialogada. A experimentação proposta foi com base na extração e aplicação do pigmento do urucum. A sequência didática foi aplicada a 37 alunos de uma turma de segundo ano. A eficiência da sequência didática foi avaliada através de um questionário aplicado aos alunos. A aplicação da sequência se mostrou eficiente para o processo de ensino aprendizagem favorecendo a participação e motivação dos alunos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectUrucum;pt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectUrucum;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjectdidactic sequencept_BR
dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM O TEMA URUCUMpt_BR
dc.title.alternativeA TEACHING SEQUENCE FOR SCIENCE TEACHING FROM NATURE WITH THE THEME AURUCUMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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