Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6340
Título: A Ciência na Representação de Jovens Estudantes de São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Science in the Representation of Young Students from São Luís - MA
Autor(es): RODRIGUES, Maria Vitória Raposo
Palavras-chave: Representação social;
Negacionismo científico;
Alfabetização científica
Social representation;
Scientific denialism;
Scientific literacy
Data do documento: 23-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho trata da representação que alguns jovens estudantes ludovicenses fazem sobre a Ciência. Ele se justifica na medida em que, em proporções alarmantes, surgiu no Brasil uma onda de negacionismo científico bem de encontro ao que se supunha: que a Ciência ocupasse um lugar seguro e de destaque na sociedade, com autoridade suficiente para indicar as melhores soluções para os diversos problemas. Se antes ela fora superdimensionada, tomada por absoluta e por dona da verdade, passou a ser deslegitimada e desvalorizada por especulações de grupos e por opiniões pessoais sem quaisquer fundamentos, em completo desserviço ao progresso, abrindo campo para discursos conspiratórios e fundamentalistas e relaxando as exigências de estudo e de aperfeiçoamento, cada vez mais necessários em um mundo regido pela especialização científica e tecnológica. Sem se ater a uma ou outra concepção de Ciência e do fazer científico, buscou-se verificar as concepções deste público, através de diálogos e daplicação de questionário, sobre a ciência, sua utilidade, modus operandi e suas identificações com o fazer científico. Participaram 59 estudantes, entre 15 a 18 anos, de escolas públicas (36,1 %) e privadas (63,9 %). Os resultados indicaram que a maioria (90 %) entende que a ciência é uma atividade social realizada em diversos espaços e instituições, que se caracteriza por possuir conhecimentos articulados, obtidos metodicamente, capazes de entender e prever fenômenos (66,7 %) e que é um conhecimento como outro qualquer, sujeito a erros de interpretações e de medidas, mas que é obtido através de métodos (81,7 %). Palavras-chave: Representação social.
Descrição: The present work deals with the representation that some young students from Ludovic do about Science. he if justifies insofar as, in alarming proportions, a wave of scientific denialism well against what was supposed: that Science occupied a secure and prominent place in society, with authority enough to indicate the best solutions for the various problems. If before it had been oversized, taken considered absolute and owner of the truth, it started to be delegitimized and devalued by group speculations and by personal opinions without any foundations, in complete disservice to progress, opening the field for speeches conspiratorial and fundamentalist and relaxing the demands of study and improvement, more and more needed in a world governed by scientific and technological specialization. Without sticking to one or another conception of Science and scientific work, we sought to verify the conceptions of this public, through dialogues and the application of questionnaire, about science, its usefulness, modus operandi and its identifications with scientific work. participated 59 students, between 15 and 18 years old, from public (36.1%) and private (63.9%) schools. The results indicated that the the majority (90%) understand that science is a social activity carried out in different spaces and institutions, which characterized by having articulated knowledge, methodically obtained, capable of understanding and predicting phenomena (66.7%) and that it is knowledge like any other, subject to interpretation and measurement errors, but which is obtained through methods (81.7%). Keywords: Social representation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6340
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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