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Título: CINÉTICA QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): CHEMICAL KINETICS, CONTEXTUALIZATION AND INTERDISCIPLINARITY IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS
Autor(es): MARINHO, Rafael Azevedo
Palavras-chave: Livro didático;
Contextualização;
Interdisciplinaridade;
Cinética Química
Testbook;
Contextualization;
Interdisciplinarity;
Chemical Kinetics
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O livro didático é o principal elemento formador do professor e dos estudantes, pois ele é o guia para os planos de aulas e leituras dos alunos sobre o assunto, muitas das vezes o livro didático é o primeiro contato do estudante com o tema abordado, nem sempre a sua utilização é facilitada tanto por educadores quanto pelos governos. A contextualização e a interdisciplinaridade buscam facilitar o entendimento de diversos conteúdos e parâmetros curriculares no processo de ensino aprendizagem. No presente trabalho, analisou-se o tema cinética química a luz dos conceitos que tratam sobre a contextualização e interdisciplinaridade. Constatou-se a presença de várias ferramentas contextuais e interdisciplinares para tratar o tema, a utilização de exemplos, ilustrações e até experimentos para ajudar o aluno na compreensão do assunto. Todos os livros analisados possuíam essas estratégias em seu corpo, além de quadros, esquemas e roteiros práticos, porem a ausência de uma ligação com simulações ou outras alternativas que poderiam ser acessadas via internet foi o ponto falho e comum nas obras aqui citadas.
Descrição: The textbook is the main training element for the teacher and the students, as it is the guide for the lesson plans and students' readings on the subject, often the textbook is the student's first contact with the topic addressed, not even its use is always facilitated by both educators and governments. Contextualization and interdisciplinarity seek to facilitate the understanding of different contents and curricular parameters in the teaching-learning process. In the present work, the topic of chemical kinetics was analyzed in the light of concepts that deal with contextualization and interdisciplinarity. It was verified the presence of several contextual and interdisciplinary tools to deal with the theme, the use of examples, illustrations and even experiments to help the reader in understanding the subject. All the analyzed books had these strategies in their body, in addition to tables, schemes and practical scripts, but the absence of a connection with simulations or other alternatives that could be accessed via the internet is the common flaw of the works cited here.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6342
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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