Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6349
Título: Relações de gênero na educação infantil: reflexões sobre a formação docente
Título(s) alternativo(s): Gender relations in early childhood education: reflections on teacher training
Autor(es): CAMPOS, Isabella Cristine Amorim
Palavras-chave: relações de gênero;
formação de professoras;
educação infantil;
gender relations;
teacher training;
early childhood education.
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As relações de gênero é algo que está muito presente no ambiente escolar, por isso torna-se primordial que professoras tenham uma formação que contemple as relações de gênero, visto que no ambiente da sala de aula essas relações acontecem de forma ampla e diversificada, já que nesse meio as crianças já vem apropriadas das mais variadas culturas. É também o local onde as crianças afloram os costumes, por meio das brincadeiras, brinquedos e na interação com o outro. Sendo assim, as professoras e a escola devem estar preparadas para receber e preparar atividades que desenvolvam essas relações de gênero de maneira igualitária. Nesse sentido, o presente trabalho, teve como objetivo geral investigar, como as temáticas relativas às questões de gênero perpassaram na formação inicial das professoras da educação infantil e em que medida contribuíram para umaeducação igualitária na educação infantil. A investigação teve como abordagem de pesquisa qualitativa, organizada em dois momentos, a fundamentação teórica e a pesquisa de campo. Foram realizadas observações em sala e aplicação de um questionário. Sendo assim a pesquisa evidenciou que os docentes compreendem a importância de se trabalhar as relações de gênero, porém a grande maioria não tem formação nessa temática e acabam ficando inseguros e até mesmo perpetuando estereótipos em suas falas, por não estarem preparados para desenvolver um trabalho nesse sentido.__ABSTRACT: Gender relations is something that is very present in the school environment, so it becomes essential that teachers have training that contemplates the relationships of gender, since in the classroom environment these relationships happen in a wide and diversified, since in this environment children are already appropriated from the most varied cultures. It is also the place where children touch on customs, through games, toys and interaction with each other. Therefore, the teachers and the school must be prepared to receive and prepare activities that develop these gender relations in an egalitarian manner. In that sense, the present work, had as general objective to investigate, as the themes related to gender issues permeated the initial training of female education teachers kindergarten and to what extent they contributed to an egalitarian education in education childish. The investigation had a qualitative research approach, organized in two moments, the theoretical foundation and the field research. Were realized classroom observations and application of a questionnaire. Therefore, the search showed that teachers understand the importance of working on relationships of gender, but the vast majority have no training in this subject and end up becoming insecure and even perpetuating stereotypes in their speeches, for not be prepared to develop work in this direction.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6349
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó
TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella_Cristine_Amorim_Campos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.