Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Kelly Barros dos-
dc.date.accessioned2023-05-23T15:05:28Z-
dc.date.available2023-05-23T15:05:28Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6352-
dc.descriptionABSTRACT The teaching process of the Design course in Brazil is based on projects, seen as the backbone of the course. During the years of study, the student is inserted into the project environment and multidisciplinary knowledge is enabled. Among the skills and competences, the student must be able to propose innovative solutions to design problems, considering the use of methods and techniques that help in the development of the project. Taking into account the importance of these techniques and the innovative results that can be achieved from them, this work aims to identify the difficulties and teaching/learning needs of teachers and students of the UFMA Design course regarding product analysis techniques similar/competitors aiming at their effectiveness in the course. For this, a survey was carried out with professors, students and graduates of the course through an online platform (Google Meet and Google Forms). From the research results, some adversities were found during the course, which prevent the achievement of efficient results, such as insufficient time in project disciplines for the student to interact with each of the techniques, as well as to know their main differences. and potentials; the students' difficulties in applying analysis techniques and, therefore, end up being little explored. In this way, some points are presented that can be optimized, serving for the effective applicability of techniques such as increasing the workload in design disciplines, the integration of techniques and encouraging their use in design disciplines; and active learning through laboratory classes, encouraging students to study and carry out product analysis.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O processo de ensino do curso de Design no Brasil se baseia em projetos, visto como espinha dorsal do curso. Durante os anos de estudo, o aluno é inserido no meio projetual e conhecimentos multidisciplinares são habilitados. Entre as habilidades e competências, o aluno deve ser capaz de propor soluções inovadoras a problemas projetuais, considerando o uso de métodos e técnicas que auxiliam no desenvolvimento do projeto. Levando em consideração a importância dessas técnicas e os resultados inovadores que podem ser alcançados a partir delas, este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades e necessidades do ensino/aprendizagem de docentes e discentes do curso de Design da UFMA quanto às técnicas de análise de produtos similares/concorrentes visando a sua efetivação no curso. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa com docentes, discentes e egressos do curso através de plataforma online (Google Meet e Google Forms). A partir dos resultados da pesquisa, encontraram-se algumas adversidades no decorrer do curso, que impedem o alcance de resultados eficientes, como tempo insuficiente em disciplinas de projeto para que o aluno possa interagir com cada uma das técnicas, bem como conhecer suas principais diferenças e potencialidades; as dificuldades de aplicação das técnicas de análises por parte dos alunos e que devido a isso, acabam sendo pouco exploradas. Dessa forma, apresentam-se alguns pontos que podem ser otimizados, servindo para a aplicabilidade eficaz das técnicas, como aumento de carga horária nas disciplinas de projeto, a integralização das técnicas, o incentivo ao seu uso em disciplinas projetuais; e a aprendizagem ativa através de aulas em laboratórios, estimulando o discente a estudar e realizar análises de produtos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdesign;pt_BR
dc.subjectprojeto;pt_BR
dc.subjectensino/aprendizado;pt_BR
dc.subjecttécnicas;pt_BR
dc.subjectsimilares/concorrentes.pt_BR
dc.subjectdesign;pt_BR
dc.subjectproject;pt_BR
dc.subjectteaching/learning;pt_BR
dc.subjecttechniques;pt_BR
dc.subjectsimilar/competitors.pt_BR
dc.titleO processo de ensino/aprendizagem da etapa de 'levantamento e análise de produtos similares/concorrentes' em disciplinas de projeto no curso de design da UFMApt_BR
dc.title.alternativeThe teaching/learning process of the 'survey and analysis of similar/competing products' stage in project disciplines in the design course at UFMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLYBARROSDOSSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.