Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6353
Título: Jogo de tabuleiro para auxílio de professores de História no ensino sobre o Maranhão Colonial
Título(s) alternativo(s): Board game to help history teachers teach about colonial Maranhão
Autor(es): SANTOS, Joiciane Pereira dos
Palavras-chave: jogo de tabuleiro;
Maranhão Colonial;
França Equinocial;
Batalha de Guaxenduba;
game design.
board game;
Equinoctial France;
Battle of Guaxenduba;
Data do documento: 14-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Ao longo dos anos, os jogos educacionais vêm sendo utilizados dentro das salas de aula como uma ferramenta para melhorar o ensino/aprendizagem dos alunos e estimular o desenvolvimento de diversas habilidades e competências. O presente projeto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro que auxilie professores de história no ensino sobre o Maranhão Colonial. A proposta de criar um jogo de tabuleiro que possa ser usado não só como uma ferramenta lúdica, mas também como uma ferramenta de transmissão e construção de conhecimento, visando também a valorização da história do estado do Maranhão, se baseia na justificativa de que durante as aulas de História, alguns professores enfrentam dificuldade em despertar o interesse e motivação nos seus alunos. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se as metodologias de Lobach (2001) e Cunegato e Lemos (2017), passando pelas fases de problematização, fundamentação teórica, coleta e análise de dados, game design, design gráfico, teste de jogabilidade e avaliação da solução. Como resultado, obteve-se a proposta do jogo de tabuleiro “Jornada Milagrosa" desenvolvido na modalidade Print and Play, que poderá ser impresso em impressoras caseiras, deixando-o mais acessível e de baixo custo. O jogo irá ajudar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental a adquirir ainda mais conhecimento sobre a França Equinocial e a Batalha de Guaxenduba, umas das primeiras abordagens do tema Maranhão Colonial.
Descrição: ABSTRACT Over the years, educational games have been used in classrooms as a tool to improve student teaching/learning and encourage the development of different skills and competencies. This project aims to present the development of a board game that helps history teachers in teaching about Colonial Maranhão. The proposal to create a board game that can be used not only as a recreational tool, but also as a tool for transmitting and building knowledge, also aiming at valuing the history of the state of Maranhão, is based on the justification that during the History classes, some teachers face difficulties in arousing student interest and motivation in their students. For the development of the project, the methodologies of Lobach (2001) and Cunegato and Lemos (2017) were used, going through the phases of problematization, theoretical foundation, data collection and analysis, game design, graphic design, gameplay test and evaluation of the solution. As a result, a proposal was obtained for the board game "Jornada Milagrosa" developed in the Print and Play mode, which can be printed on home printers, making it more accessible and low cost. The game will help elementary school students to acquire even more knowledge about Equinoctial France and the Battle of Guaxenduba, one of the first approaches to the Colonial Maranhão theme.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6353
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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