Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCÂMARA, João Matheus de Barros-
dc.date.accessioned2023-05-23T15:15:50Z-
dc.date.available2023-05-23T15:15:50Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6354-
dc.descriptionAbstract Considering that social networks have been a weapon of influence against public opinion in decisive events that occurred in recent years, this research is about fake news, to analyze images that virtually reproduce lies. To do so, it's necessary to understand this phenomenon of production and its reproduction, producing knowledge about a subject that is still being understood; to investigate components of the images that reproduce fake news and validate them through a virtual questionnaire. It's performed, then, research of descriptive nature through a case study about the episode of the stabbing in Jair Bolsonaro, during the Brazilian elections of 2018. Given this, it's verified that there is a graphic pattern and elements present in the analyzed pieces from the Design point of view, which imposes the verification that there is an influence of fake news on the perception of truth.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Tendo em vista que as redes sociais têm sido arma de influência contra a opinião pública em eventos decisivos ocorridos nos últimos anos, pesquisa-se sobre fake news, a fim de analisar imagens que reproduzem virtualmente mentiras. Para tanto, é necessário compreender este fenômeno de produção e sua reprodução, produzindo conhecimento a respeito de um tema ainda em fase de compreensão; investigar componentes das imagens que reproduzem fake news e validá-los por meio de questionário virtual. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza descritiva através de um estudo de caso acerca do episódio da facada em Jair Bolsonaro, durante as eleições brasileiras de 2018. Diante disso, verifica- se que há um padrão gráfico e elementos presentes nas peças analisadas sob ponto de vista do Design, o que impõe a constatação de que há influência das fake news sobre a percepção da verdade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDesign Gráfico;pt_BR
dc.subjecteleição Brasileira de 2018;pt_BR
dc.subjectFake News.pt_BR
dc.subjectBrazilian election 2018;pt_BR
dc.subjectGraphic Design.pt_BR
dc.titleA produção de confiança por meio da imagem - Design Gráfico e a percepção das Fake Newspt_BR
dc.title.alternativeThe production of trust through the image - Graphic Design and the perception of Fake newspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoMatheusdeBarrosCâmara.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.