Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6356
Título: Levantamento de requisitos para projeto conceitual de adaptadores a fim de auxiliar crianças com disgrafia
Título(s) alternativo(s): Requirements survey for conceptual design of adapters to help children with dysgraphia
Autor(es): CANTANHEDE, Esliany Reis
SOARES, Isaelma Giullia Sousa dos Santos
Palavras-chave: adaptador de lápis;
grafomotricidade;
disgrafia;
tecnologia assistiva.
pencil adaptations;
graphomotricity;
dysgraphia;
assistive technology. .
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A disgrafia é um transtorno de aprendizagem no qual a criança tem dificuldade em coordenar os músculos da mão e do braço, caracterizado por uma dificuldade crônica e persistente na ha- bilidade motora e espacial da escrita, impedindo que ela escreva de forma legível e ordenada. Para favorecer o desempenho do indivíduo nesta atividade, produtos assistivos podem ser utili- zados para facilitar a preensão do lápis. O objetivo deste estudo é propor um projeto conceitual de um produto com base nos projetos encontrados por meio de uma Revisão Bibliográfica em adaptações de lápis para crianças e pré-adolescentes com disgrafia. O método compreendeu um estudo na literatura transversal e descritivo, durante os anos de 2010 e 2021. Para o pré- teste, foram selecionadas cinco crianças com idades de 08 à 12 anos, estudantes da Rede de Ensino Público Estadual e Municipal, no qual foram selecionadas cinco adaptações de lápis co- mercializadas no Brasil: streto ergonômico, grip ergonômico, adaptador suporte-corretor, aranha mola e adaptação para escrita. Como parâmetros, foram avaliadas duas canetas com diâmetros diferentes, fina (convencional) e grossa. A pesquisa permitiu a identificação de pontos fortes e fracos de cada produto, o que indicou requisitos de projeto de adaptações de lápis e gerou recomendações para o redesign dos produtos estudados. Espera-se que estes resultados con- tribuam para o processo de seleção, prescrição e desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista beneficiar o desempenho grafomotor de alunos com deficiência, e assim, sua inclusão escolar
Descrição: ABSTRACT Dysgraphia is a learning disorder in which the child has difficulty coordinating the muscles of the hand and arm, characterized by a chronic and persistent difficulty in the motor and spatial skills of writing, preventing them from writing legibly and in an orderly manner . In order to favor the individual performance in this activity, assistive products can be used to ease the pencil prehen- sion. The objective of this study is to propose a conceptual project of a product based on the projects found through a Bibliographic Review in pencil adaptations for children and pre-teens with dysgraphia. The method comprehended a study in the literature transversal and descrip- tive, during the years of 2010 and 2021. For the test, were selected five children aged from 8 to 12 years old, students from the School Network State and Municipal Public, and five pen- cil adaptations commercialized Brazil: ergonomic grip, support-corrector adapter, “aranha mola”, and writing adaptation. As parameters, two pens with different diameters, thin (conventional) and thick, were evaluated. The research allowed the identification of strengths and weaknesses of each product, which indicated project requirements of pencil adaptations and generated recom- mendations for redesign of the products studied. It is hoped that these results contribute to the selection, prescription and development of the same, with a view to benefiting the graphmotor performance of students with disabilities, and thus, their school inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6356
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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