Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6357
Título: Food design, da gastronomia ao instagram: uma pesquisa de campo em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Food design, from gastronomy to instagram: a field research in São Luís/MA
Autor(es): CHAGAS, Jéssica Elaine Pereira
PALHANO, Renata Oliveira
Palavras-chave: Food design;
gastronomia;
instagram;
estetização;
consumo.
gastronomy.
aestheticization;
consumption.
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa destina-se a investigar de que maneira o Instagram interfere na percepção que jovens millennials têm de restaurantes. Estabeleceu-se como caminho uma pesquisa netnográfica com jovens Millennials de São Luís do MA, e uma pesquisa bibliográfica exploratória com autores e pesquisadores do tema. A partir daí faz-se necessário entender também o food design que envolve todos os aspectos e características que relacionam a comida, o homem e as mudanças ocorridas na sociedade atual que se configura por uma cultura narcísica, o culto ao corpo, a imagem e busca incessante por uma vida perfeita. Trazendo como resultado, um olhar sobre novos estabelecimentos que, apesar de não terem como foco a venda de alimentos, por conta da influência da estetização e vários outros processos, tem se tornado os mais populares entre esses jovens.
Descrição: ABSTRACT This research aims to investigate how Instagram interferes with the perception that young millennials have of restaurants. A netnographic research with young Millennials from São Luís do MA, and an exploratory bibliographical research with authors and researchers of the theme was established as a path. From there, it is also necessary to understand food design, which involves all the aspects and characteristics that relate food, man and the changes that have occurred in today's society, which is shaped by a narcissistic culture, the cult of the body, the image and the search for incessant for a perfect life. Bringing, as a result, a look at new establishments that, despite not focusing on the sale of food, due to the influence of aestheticization and several other processes, have become the most popular among these young people.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6357
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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