Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6359
Título: | Tipologia de Myers-Briggs: uma ferramenta visual para auxiliar dinâmicas de grupo |
Título(s) alternativo(s): | Myers-Briggs Typology: a visual tool to aid group dynamics |
Autor(es): | PASSOS, André Viana |
Palavras-chave: | grupos de trabalho; tipologia de Myers-Briggs; autoconhecimento; personalidade; guia de teste. team work; Myers-Briggs typology; self knowledge; personality; test guide. |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Todos temos personalidade. Não nascemos com ela, mas ela se desenvolve em nós a partir do momento que começamos a perceber o mundo ao nosso redor e a viver em sociedade. Em algum momento de nossas vidas nós vamos nos deparar com personalidades conflitantes com a nossa, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou no dia a dia e seremos obrigados a conviver com as mesmas ou até mesmo se agrupar com as mesmas para alcançar um objetivo em comum. O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma ferramenta visual em forma de guia de teste e cartas de personalidade, visando auxiliar na formação de grupos de trabalho funcionais com personalidades heterogêneas, além de promover o autoconhecimento dos interessados por meio da tipologia em forma de teste de personalidade, Myers-Briggs Type Indicator. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se as metodologias de Haluch (2013), Johansson et al. (2011), passando pelas fases de fundamentação teórica, concepção, briefing, projeto gráfico, impressão e teste com usuários. Como resultado, obteve-se a proposta de guia de teste: “Tipologia de Myers-Briggs: um guia visual para auxiliar dinâmicas em grupo” junto às cartas de personalidade que fazem parte da ferramenta. Para que este projeto fosse desenvolvido e finalizado, contou com as técnicas do Print Design e Design editorial. Também foi pensado para ser aplicado em grupos de trabalho universitários ou escolares não só por parte dos participantes, mas de seus professores também,disseminando assim, o conhecimento sobre a tipologia empregada e sua utilidade. |
Descrição: | ABSTRACT We all have personality. We weren't born with it, but it develops in us from the moment we start to perceive the world around us and to live in society. At some point in our lives we will come across personalities that will conflict with ours, whether at school, college, at work or in everyday life and we will be forced to live or even group with them to achieve a common goal. The objective of this piece of work is to present a visual tool in the form of a test guide and personality cards, aiming to assist in the formation of functional work groups with heterogeneous personalities, in addition to promoting the self-knowledge of those interested on the typology in the form of a personality test, Myers-Briggs Type Indicator. For the development of the project, the methodologies of Haluch (2013), Johansson et al. (2011) were explored, going through the stages of theoretical foundation, conception, briefing, graphic design, printing and testing with users. As a result, the proposal for a test guide was obtained: “Myers-Briggs typology: a visual guide for assisting group dynamics” along with the personality cards that are part of the tool. For this project to be developed and finalized, the creative and technical work relied on Print Design and Editorial Design techniques. It was also thought to be applied in universities’ or schools’ team works not only by the participants, but by their teachers as well, thus disseminating knowledge about the typology used and its usefulness. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6359 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉVIANAPASSOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 17,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.