Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6370
Título: | Uma arquitetura de microsserviços aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem GReAT |
Título(s) alternativo(s): | A microservices architecture applied to the GReAT Virtual Learning Environment |
Autor(es): | COSTA, Erickson Bruno Pereira |
Palavras-chave: | arquitetura; microsserviços; GReAT; API. architecture; microservices; GReAT; API |
Data do documento: | 4-Jan-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo É crescente o uso de aplicações computacionais no cotidiano das pessoas, podendo ser usadas tanto para fins financeiros, como em bancos e compras online, quanto para entretenimento e até mesmo para fins educacionais. Desta forma, desenvolver aplicações web que suportem uma quantidade cada vez maior de acesso simultâneo tem sido uns dos grandes desafios desse mundo cada vez mais virtual. Atrelado a isso, o desenvolvimento de arquiteturas mais flexíveis e escaláveis tem ganhado destaque nos últimos anos. As arquitetura monolíticas, ditas tradicionais, costumam ter um elevado custo de manutenção quando utilizado para suportar um grande volume de dados, pois requerem uma escalabilidade vertical, sendo necessário aumentar a capacidade física do servidor, adicionando mais memória e mais processadores, ou então replicando a aplicação completamente em outro servidor. Assim, este trabalho vem propor uma arquitetura em microsserviços como uma solução de estruturação distribuída, escalável e de fácil integração aplicado ao ensino. Para tal, foi desenvolvida uma aplicação web que utiliza arquitetura de microsserviços para se comunicar com uma API Externa trocando e processando informações para definir estilos de aprendizagem de alunos da ferramenta GReAT. Ao final buscou-se analisar os resultados de forma a apontar os pontos positivos e negativos deste tipo de arquitetura e as formas de utilizá-la |
Descrição: | Abstract There is a growing use of computational applications in people’s daily lives, which can be used both for financial purposes, as in banking and online shopping, as well as for entertainment and even for educational purposes. Thus, developing web applications that support an increasing amount of simultaneous access has been one of the great challenges of this increasingly virtual world. Coupled with this, the development of more flexible and scalable architectures has gained prominence in recent years. Monolithic architecture, so- called traditional, usually has a high maintenance cost when used to support a large volume of data, as they require vertical scalability, being necessary to increase the physical capacity of the server, adding more memory and more processors, or replicating the application completely on another server. Thus, this work proposes a microservice architecture as a distributed, scalable and easily integrated structuring solution applied to teaching. To this end, a web application was developed that uses microservices architecture to communicate with an External API, exchanging and processing information to define learning styles for students using the GReAT tool. At the end, we tried to analyze the results in order to point out the positive and negative points of this type of architecture and the ways to use it. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6370 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EricksonBrunoPereiraCosta.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.