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Título: LTIaaS: transformando aplicações em ferramentas de aprendizagem integráveis
Título(s) alternativo(s): LTIaaS: turning applications into integrable learning tools
Autor(es): COSTA, Carlos Vinícius Monteiro
Palavras-chave: educação a distância;
interoperabilidade;
integração,
LTI;
LMS.
Distance education;
interoperability;
integration.
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem como objetivo promover um processo de aprendizagem completo através de recursos tecnológicos, sendo aplicada, normalmente, através de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). No ano de 2020, devido a pandemia de coronavírus SARS-Cov2, houve um forte avanço na adesão à educação a distância, a medida que o ensino presencial se tornou inviável. O aumento na demanda e a necessidade de atender à uma maior variedade de casos de uso trouxe à tona as limitações das funcionalidades oferecidas nativamente pelos LMSs. Para preencher estas lacunas e possibilitar a utilização de uma maior diversidade de recursos educacionais, o protocolo de interoperabilidade de ferramentas de aprendizagem (LTI) pode ser utilizado para integrar recursos externos no ambiente de ensino. Porém, devido a sua complexidade, o protocolo LTI ainda demanda muito tempo e muitos recursos para ser implementado, o que dificulta sua adoção pelo público geral. Dado este contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar duas contribuições centrais: a biblioteca Ltijs e o sistema LTIaaS, que foi desenvolvido como uma solução capaz de abstrair a complexidade do protocolo LTI, facilitando a criação de recursos de aprendizagem integráveis, de uma maneira desacoplada e agnóstica de linguagem.
Descrição: Abstract Distance education is a teaching modality that aims to promote a complete learning process through technological resources, being applied, usually, through a learning management system (LMS). In the year 2020, due to a SARS-Cov2 coronavirus pandemic, there was a strong increase in adhering to distance education, as face- to-face education became unviable. The increase in demand and the need to attend to a greater variety of use cases brought to light the limitations of the features offered natively by LMSs. To fill these gaps and enable the use of a greater diversity of educational resources, the learning tools interoperability protocol (LTI) can be used to integrate external resources in the teaching environment. However, due to its complexity, the LTI protocol still requires a lot of time and resources to be fully implemented, which makes it difficult for the general public to adopt it. Given this context, the present work aims to present two central contributions: the Ltijs library and the LTIaaS system, which was developed as a solution capable of abstracting the complexity of the LTI protocol, facilitating the creation of integrable learning resources, in an uncoupled and language agnostic way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6372
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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