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dc.contributor.authorLIMA, Christyellen De Souza Costa-
dc.date.accessioned2023-05-24T15:35:33Z-
dc.date.available2023-05-24T15:35:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6373-
dc.descriptionAbstract Cosmo is a learning management system used as a support for teaching, focused on activities related to Algorithms courses. The existing versions of this tool do not contain documentation and it presented many problems with maintenance. To solve these difficulties, Cosmo was reengineered, resulting in the current version. This work presents some information about the current version of Cosmo, such as: architecture, technologies used, operation of some parts of the system and a description of the implemented features. For the experiment, first, the professor of the Algorithms I course, together with the administrators, registered activities in the system. Then, access was made available to students who were able to answer the registered questions, at this stage of the experiment, an excellent stability in the use of the platform was noticed. Finally, a questionnaire was applied only to students who voluntarily accepted to participate in the research. The answers to the questionnaire are presented, compared and analyzed in this work and, according to the results, show high rates of acceptance by the participants, where the majority demonstrate great satisfaction in the use of the current version of the Cosmo.pt_BR
dc.description.abstractResumo O Cosmo é um ambiente virtual de aprendizagem utilizado como apoio para o ensino, focado em atividades relacionadas à disciplina de Algoritmos I. As versões já existentes dessa ferramenta não contêm documentações e apresentaram muitos problemas com a realização de manutenção. Para resolver tais dificuldades, foi realizada uma reengenharia do Cosmo, resultando na atual versão. Neste trabalho são apresentadas algumas informações sobre a versão atual do Cosmo, tais como: arquitetura, tecnologias utilizadas, funcionamento de algumas partes do sistema e uma descrição das funcionalidades implementadas. Para o experimento, primeiramente, o professor da disciplina de Algoritmos I, juntamente com os administradores, cadastraram atividades no sistema. Depois, foi disponibilizado o acesso para os alunos que puderam responder às questões cadastradas. Nesta etapa do experimento, percebeu-se excelente estabilidade na utilização da plataforma. Por fim, foi aplicado um questionário apenas aos alunos que aceitaram, de forma voluntária, participar da pesquisa. As respostas do questionário são apresentadas, comparadas e analisadas neste trabalho e, de acordo com os resultados, mostram altos índices de aceitação por parte dos participantes, onde a maioria demonstra grande satisfação na utilização da atual versão do Cosmo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcosmo;pt_BR
dc.subjectalgoritmos;pt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem;pt_BR
dc.subjectplataforma de ensino.pt_BR
dc.subjectcosmos;pt_BR
dc.subjectalgorithms;pt_BR
dc.subjectLearning Management System;pt_BR
dc.subjectteaching Platform.pt_BR
dc.titleReengenharia do Ambiente Virtual de Aprendizagem cosmo com novas funcionalidades e documentaçãopt_BR
dc.title.alternativeReengineering of the cosmo Virtual Learning Environment with new features and documentationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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