Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6378
Título: | Avaliação da ferramenta de ensino de programação caça-bugs |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the bug-buster programming teaching tool |
Autor(es): | LINDOSO, Elydillse Maria Botelho |
Palavras-chave: | algoritmos; objeto de aprendizagem; depuração de código; informática na educação. algorithms; learning object; code debugging; informatics in education. |
Data do documento: | 29-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Os altos índices de evasão e de reprovação representam um dos principais gargalos dos cursos de Computação e são problemas comumente encontrados em disciplinas voltadas ao ensino de algoritmos. Isso é decorrente da dificuldade de adaptação dos alunos, pois a abordagem de ensino normalmente requer o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas, e não apenas a memorização de conteúdo. Este trabalho propõe a aplicação de mudanças na metodologia tradicional de ensino de programação por meio da avaliação e implementação de um ambiente virtual de aprendizado: o Caça Bugs. Ele é focado na depuração de códigos, voltado para atividades da disciplina de algoritmos como apoio ao ensino, visando promover engajamento e motivação, contribuindo também para o desenvolvimento dos alunos através da análise de códigos e resolução de problemas pré-definidos. No decorrer desse processo, um grupo de voluntários participou de um experimento controlado de utilização do ambiente, que resultou na aplicação de um formulário de avaliação. Os dados coletados mostram que o sistema alcançou resultados promissores quanto ao envolvimento e incentivo no aprendizado dos participantes, possuindo grande aceitação, e sendo reconhecida como uma forma não tradicional de transmissão de informações em uma abordagem criativa e estimulante. |
Descrição: | Abstract The high dropout and failure rates represent one of the main bottlenecks in Computer courses and are problems commonly found in classes aimed at teaching algorithms. This is due to the difficulty of adaptation of the students, since the teaching approach generally requires the development of logical reasoning and problem-solving capacity, and not just the memorization of contents. This work proposes the application of changes in the tradicional methodology of teaching programming, through the evaluation and implementation of a learning management system: the Caça Bugs. It is focused on debugging codes, focusing on activities in the course of algorithms to support teaching, aiming to promote engagement and motivation, also contributing to the development of students through the analysis of codes and the resolution of predefined problems. During this process, a group of volunteers participated in a controlled experiment using the environment, which resulted in the application of an evaluation form. The data collected showed that the system achieved promising results regarding the involvement and encouragement of the participants learning, having considerable acceptance, and being recognized as a non-traditional way of transmitting knowledge in a creative and stimulating approach. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6378 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElydillseMariaBotelhoLindoso.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.