Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, Sara Alena dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-29T16:34:52Z-
dc.date.available2023-05-29T16:34:52Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6385-
dc.descriptionThe teaching/learning process of Chemistry, especially the content of Organic Chemistry is a great challenge. The complexity of the subjects, linked to methodological approaches that do not favor knowledge, are largely responsible for the difficulty presented by students in understanding the importance and application of chemical knowledge in their daily lives. Based on these problems, this work was carried out. The research was carried out with the purpose of pointing out, based on the perception of the teacher and the students of the 3rd year of high school about the importance, challenges and difficulties faced during the teaching/learning process of chemistry, in particular the content of organic chemistry, in addition to investigating the use of interdisciplinary practices and the contextualized teaching of contents and the use of textbooks. Data were collected and analyzed qualitatively, based on interviews and questionnaires. The analyzed results proved that much still needs to be taken into consideration for the improvement of the chemistry teaching/learning process in the final year of high school, especially in the organic area, mainly in relation to the methodologies adopted.pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino/aprendizagem de Química, em especial do conteúdo de Química Orgânica é um grande desafio. A complexidade dos assuntos atrelados a abordagens metodológicas que não favorecem o conhecimento, são o maior responsável pela dificuldade apresentada pelos alunos em compreender a importância e aplicação dos conhecimentos químicos no dia a dia desses estudantes. A partir dessas problemáticas realizou-se esse trabalho. A pesquisa foi realizada com a finalidade de apontar, com base na percepção do professor e dos alunos do 3° ano do ensino médio sobre a importância, desafios e dificuldades enfrentadas durante o processo ensino/aprendizagem de química, em especial do conteúdo de química orgânica, além de investigar o uso de práticas interdisciplinares e o ensino contextualizado dos conteúdos e o uso do livro didático. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente, com base em entrevista e aplicação de questionários. Os resultados analisados comprovaram que muito ainda deve ser levado em consideração para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem de química na série final do ensino médio, em especial da área de orgânica, principalmente em relação às metodologias adotadas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectContextualização;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade;pt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectContextualization;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjectinterdisciplinarity;pt_BR
dc.subjectOrganic chemistrypt_BR
dc.titleQUÍMICA ORGÂNICA: CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.title.alternativeORGANIC CHEMISTRY: CONTEXTUALIZATION, INTERDISCIPLINARITY AND THE USE OF TEXTBOOKS IN HIGH SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA_ALENA_DOS_SANTOS_ALMEIDA_vec.pdfTCC de Graduaçâo10,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.