Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Augusto Luis dos Santos | - |
dc.contributor.author | COSTA, Lyvia Rafaelle Martins Serra | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T17:49:32Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T17:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6395 | - |
dc.description | The real cause of schizophrenia is not known for certain in the scientific field, there are theories. What is known, and this is a fact, is that it is an incapacitating illness that worsens over time. However, the advances in treatment have changed the perspective of the sufferer's life. Therefore, this article aims to analyze the educational perspective and the dilemmas and challenges to guaranteeing an inclusive education for people with schizophrenia. The method used was a descriptive, exploratory, and retrospective bibliographic review. Among the main results found, the stigma presents itself as the primary factor that hinders the inclusion of these people, followed by the lack of education and training of teachers. We conclude that new didactic approaches are essential for the educational development of people with schizophrenia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Não se sabe ao certo, no âmbito científico, a real causa da esquizofrenia, existem teorias. O que se conhece, e isso é fato, que é uma doença incapacitante e que se agrava com o tempo. Porém o avanço no tratamento tem mudado a perspectiva de vida do portador. Diante disto, objetivou-se com este artigo analisar a perpectiva educacional e quais os dilemas e desafios para garantir uma educação inclusiva para o portador de esquizofrenia. Tendo como método uma revisão bibliográfica do tipo descritiva, exploratória e retrospectiva. Dentre os principais resultados encontrados, o estígma apresenta-se como o fator primário que dificulta a inclusão dessas pessoas, seguido de escassez na formação e capacitação dos professores. Concluímos que novas abordagens didáticas são imprescindíveis para o desenvolvimento educacional da pessoa com esquizofrenia. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Esquizofrenia; | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Cognitivo; | pt_BR |
dc.subject | Inclusão; | pt_BR |
dc.subject | Transtorno mental; | pt_BR |
dc.subject | Psicose | pt_BR |
dc.subject | Schizophrenia; | pt_BR |
dc.subject | Difficulty; | pt_BR |
dc.subject | Learning; | pt_BR |
dc.subject | Cognitive; | pt_BR |
dc.subject | Inclusion; | pt_BR |
dc.subject | Mental disorder; | pt_BR |
dc.subject | Psychosis | pt_BR |
dc.title | Escolarização e Desafios da Inclusão de Pessoas Portadoras de Esquizofrenia | pt_BR |
dc.title.alternative | Schooling and Challenges of Inclusion of People with Disabilities Schizophrenia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AUGUSTO_LUIS_DOS_SANTOS_COSTA_vec.pdf | TCC de Graduação | 7,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.