Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6395
Título: Escolarização e Desafios da Inclusão de Pessoas Portadoras de Esquizofrenia
Título(s) alternativo(s): Schooling and Challenges of Inclusion of People with Disabilities Schizophrenia
Autor(es): COSTA, Augusto Luis dos Santos
COSTA, Lyvia Rafaelle Martins Serra
Palavras-chave: Esquizofrenia;
Dificuldade;
Aprendizagem;
Cognitivo;
Inclusão;
Transtorno mental;
Psicose
Schizophrenia;
Difficulty;
Learning;
Cognitive;
Inclusion;
Mental disorder;
Psychosis
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Não se sabe ao certo, no âmbito científico, a real causa da esquizofrenia, existem teorias. O que se conhece, e isso é fato, que é uma doença incapacitante e que se agrava com o tempo. Porém o avanço no tratamento tem mudado a perspectiva de vida do portador. Diante disto, objetivou-se com este artigo analisar a perpectiva educacional e quais os dilemas e desafios para garantir uma educação inclusiva para o portador de esquizofrenia. Tendo como método uma revisão bibliográfica do tipo descritiva, exploratória e retrospectiva. Dentre os principais resultados encontrados, o estígma apresenta-se como o fator primário que dificulta a inclusão dessas pessoas, seguido de escassez na formação e capacitação dos professores. Concluímos que novas abordagens didáticas são imprescindíveis para o desenvolvimento educacional da pessoa com esquizofrenia.
Descrição: The real cause of schizophrenia is not known for certain in the scientific field, there are theories. What is known, and this is a fact, is that it is an incapacitating illness that worsens over time. However, the advances in treatment have changed the perspective of the sufferer's life. Therefore, this article aims to analyze the educational perspective and the dilemmas and challenges to guaranteeing an inclusive education for people with schizophrenia. The method used was a descriptive, exploratory, and retrospective bibliographic review. Among the main results found, the stigma presents itself as the primary factor that hinders the inclusion of these people, followed by the lack of education and training of teachers. We conclude that new didactic approaches are essential for the educational development of people with schizophrenia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6395
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUGUSTO_LUIS_DOS_SANTOS_COSTA_vec.pdfTCC de Graduação7,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.