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http://hdl.handle.net/123456789/6398
Título: | EXPLORANDO E INTERPRETANDO RÓTULOS DE ALIMENTOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA QUÍMICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | EXPLORING AND INTERPRETING FOOD LABELS AS LEARNING METHODOLOGY IN CHEMISTRY IN THE 3rd YEAR OF HIGH SCHOOL |
Autor(es): | SILVA, Carmichelly Vieira da |
Palavras-chave: | Ensino Médio; Rótulos de produtos; Funções Orgânicas; Quiz; Jogos High school; Product labels; Organic Functions; Quiz; Games |
Data do documento: | 21-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Neste período de incerteza e transformações em que vivemos, cabe ao professor a importante missão de ensinar de forma que os alunos consigam relacionar o que está sendo estudado com sua aplicação no dia a dia. Dessa forma, a contextualização dos conteúdos aprendidos é uma boa estratégia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetivou analisar as possibilidades de uso de metodologias de ensino que facilitem o processo de ensino aprendizagem mediante a interpretação e análise de rótulos de alimentos. Este projeto foi desenvolvido no Centro de Ensino Benedito Leite, nas turmas do terceiro ano do ensino médio, perfazendo um total de 82 alunos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de investigar o conhecimento dos alunos acerca das informações contidas nos rótulos de alimentos, e em outro momento foi feita exposição de aulas, oficinas temáticas (quiz e experimentos), explorando a interpretação de termos técnicos relacionados aos rótulos e na identificação de algumas funções orgânicas presentes nesse alimentos, com debates referentes aos benefícios ou malefícios destas quando presentes em grande quantidade nos alimentos. E, por fim aplicou se um questionário de avaliação da atividade desenvolvida, no qual foi verificado que 51% dos alunos observam os rótulos antes de comprar, enquanto 24% nunca lêem os rótulos e 22% lêem os rótulos, sinalizando que a aplicação de atividades relacionando as substâncias contidas nos alimentos motivarão os adolescentes a explorar e interpretar os rótulos e se faz uma ação necessária. A partir da análise de dados diagnósticos foi possível perceber a importância em se utilizar metodologias que façam dos estudantes detentores do conhecimento sistêmico, realizando atividades que relacionam o conhecimento científico e realidade do aluno, de forma a despertar o interesse pela química. Após os alunos participarem das atividades metodológicas do projeto e através do questionário avaliativo, os alunos deviam atribuir seu nível de concordância com a seguinte afirmativa “estudar química por meio dos rótulos de alimentos facilitou minha aprendizagem” 58% dos alunos responderam que concordam totalmente e 32% concordam mais ou menos, perfazendo uma maioria significativa de aceitação das atividades desenvolvidas, demonstrando que metodologias inovadoras ajudam no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os cidadãos mais críticos e autônomos. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das atividades pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização e interpretação dos rótulos de alimentos pode auxiliar e fomentar o processo de formação crítica e científica, de forma a obter uma educação mais interativa, dinâmica e participativa. |
Descrição: | In this period of uncertainty and transformations that we are living, it falls to the teacher to have the mission of teaching the students in a way they can assimilate what they have been taught with day-to-day applications. For this reason, the contextualizing of the contents that have been learned is a great strategy to improve the teaching and learning process. This study aims to analyze the possibilities of the methodologies used to facilitate the process of learning through the interpretation and analysis of food labels. This project was developed at Centro de Ensino Benedito Leite, in classes from the third year of high school (or junior year), totaling 82 students. Primarily, a questionnaire was applied and after that, expositive classes, thematic workshops (quiz and experiments) were organized, exploring the interpretation of the technical terms associated with the labels and the identification of some organic functions present on them, with discussions corresponding to the benefits and the damages when present in great amount in foods. And, in the end, an evaluation of the activity developed was apprehended, it was not selected that 51% of the students never read the labels before buying, while 24% never read the labels and 22% read the labels, signaling that the application of the practice performed associated with the substances contained in the foods will motivate adolescents/teenagers to exploit the labels and it turns into a necessary action. From the diagnostic analysis of the data, it was possible to realize the importance in using methodologies that make students owners of systemic knowledge, doing activities that can associate the scientific knowledge and the students' reality, in a way that stimulates the interest for Chemistry. After the students participated in the methodological activities of the project and through the evaluation questionnaire, the students should assign their level of agreement with the following statement "Studying chemistry through the food labels facilitated my learning" 58% of students answered it as “completely agree” and 32% “agree more or less”, resulting in a meaningful majority of approval of activities developed, conveying that innovative methodologies help in the teaching-learning process, turning people into critical and independent citizens. Lastly, by means of all the study performed and the educational activities presented, it was possible to confirm that the use of the interpretation of the food labels can assist and promote the process of critical and scientific training in a way to obtain a more interactive, dynamic and inclusive education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6398 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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