Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRAPOSO, Felipe Pereira-
dc.date.accessioned2023-05-29T18:50:05Z-
dc.date.accessioned2023-05-29T18:50:10Z-
dc.date.available2023-05-29T18:50:05Z-
dc.date.available2023-05-29T18:50:10Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6400-
dc.description.abstractResumo A aceitação de um produto por um público depende de diversos fatores, dentre eles, as funções práticas e estéticas, aspectos cuja primeira porta de entrada se dá pela visão. Dessa maneira, ao projetar um produto, é de extrema importância pensar em quais sistemas, variáveis e forças serão percebidas, de forma que a informação visual vá ao encontro das preferências e que atenda às necessidades da maioria dos usuários. Para observar melhor a relação entre a percepção visual e a noção de preferência e agradabilidade, optou-se neste estudo por analisar, por meio de uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, ambientes de home office, devido a grande demanda de pesquisas com este objeto de estudo ocasionada pela ascensão do trabalho remoto. Foram selecionados três públicos para esta pesquisa, sendo um nicho de profissionais designers, um de profissionais arquitetos, e um de profissionais de outras áreas. Objetivou-se observar se as variáveis contraste e complexidade, bem como se a presença de um repertório específico da área do design, podem influenciar na decisão de uso do ambiente. A partir dos dados obtidos pelas respostas dos participantes e dos aspectos profissionais das áreas dos nichos, foi possível elaborar uma discussão sobre a influência das variáveis contraste e complexidade, e a influência do repertório, na agradabilidade percebida.__Abstract The acceptance of a product by an audience depends on several factors, among them, there are function and aesthetics, aspects whose first gateway is through the vision. Thus, when designing a product, it is extremely important to think about which systems, variables and forces will be perceived, so that the visual information meets the preferences and meets the needs of most users. In order to better observe the relationship between visual perception and the notion of preference and pleasantness, it was decided, in this study, to analyze, through a Mapping Sentence, a basic instrument of the Facet theory, home office environments, due to the great demand for research with this object of study caused by the rise of remote work. Three audiences were selected for this research, being a niche of professional designers, one of professional architects, and one of professionals from other areas. The objective was to observe whether the variables contrast and complexity, as well as whether the presence of a specific repertoire from the area of design, can influence the decision to use the environment. From the data obtained from the participants' answers and from the professional aspects of the niche areas, it was possible to elaborate a discussion on the influence of the contrast and complexity variables, and the influence of the repertoire, on the perceived pleasantness.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdesign de interiores;pt_BR
dc.subjectpercepção visual;pt_BR
dc.subjectagradabilidade;pt_BR
dc.subjecthome office;pt_BR
dc.subjectinterior design;pt_BR
dc.subjectvisual perception;pt_BR
dc.subjectpleasantness;pt_BR
dc.subjecthome office.pt_BR
dc.titleAgradabilidade percebida em home offices: um estudo de caso com usuários leigos, designers e arquitetospt_BR
dc.title.alternativePerceived pleasantness in home offices: a case study with lay users, designers and architectspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe_Raposo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.