Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6404
Título: Revisão sistemática de literatura sobre o direito a inclusão escolar de pessoas com autismo
Título(s) alternativo(s): Systematic literature review on the right to school inclusion of people with autism
Autor(es): BARBOSA, Marilena Pacheco Lima
Palavras-chave: inclusão escolar;
autismo;
políticas públicas;
school inclusion;
autism;
public policies.
Data do documento: 10-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO No Brasil, o Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O presente trabalho teve como objetivo investigar como é abordado a o direito à inclusão escolar de crianças autistas na literatura científica. Para isso foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Essa pesquisa se baseou e atualizou o estudo de Santana (2016) realizando um levantamento bibliográfico de artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes. Para a realização do levantamento dos estudos foi utilizada a coleta de dados por meio eletrônico, sendo assim, os materiais foram retirados do site do Portal de periódicos da CAPES. A partir dos dados trazidos neste artigo, acredita-se que foi possível atingir os objetivos de fazer uma revisão sistemática de literatura sobre a inclusão escolar dos alunos autistas no Portal de periódicos da CAPES considerando os direitos destes alunos conquistados durantes os anos no Brasil.__ABSTRACT: In Brazil, the Portal de Periódicos, from the Coordination for the Improvement of Personnel Higher Level (Capes), is a virtual library that brings together and makes available teaching and research institutions in Brazil the best of scientific production International. It has a collection of more than 45,000 titles with full text, referential databases, databases dedicated exclusively to patents, in addition to books, encyclopedias and reference works, technical standards, statistics and content audio-visual. The present work aimed to investigate how the right to school inclusion of autistic children in the scientific literature. for that it was A systematic review of the literature was carried out. This research was based on and updated the study by Santana (2016) performing a bibliographic survey of articles published on the Capes Periodicals Portal. For carrying out the survey of the studies, electronic data collection was used, therefore, the Materials were taken from the CAPES Journals Portal website. Starting from data brought in this article, it is believed that it was possible to achieve the objectives of a systematic literature review on the school inclusion of autistic students in CAPES journal portal considering the rights of these conquered students during the years in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6404
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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